Não, infelizmente esta história não é minha. Esta e muitas outras (como a do blog Viver de Renda) semelhantes espalham-se pela internet todo dia, ainda mais agora -2017 – que cada BTC superou a barreira dos 10 mil dólares cada. Ontem mesmo surgiram os primeiros bilionários do Bitcoin.
Eu, como tantos outros FIRE geeks, achou a ideia interessante, o apelo pelo libertarismo governamental e bancário é sem dúvida muito legal, porém, como a maioria, não fiz nada.
Bitcoin não existe fisicamente. Esta imagem é só uma personificação de códigos matemáticos e criptográficos que chamamos de bitcoin. |
Um dos fatos que alavancou o preço das principais moedas (Bitcoin, Litecoin e Ethereum) foi o fato da CME e da Nasdaq anunciarem a inclusão do bitcoin na plataforma de negociações de mercado futuro nos próximos meses, o que possibilitará venda a descoberto além de investidores institucionais entrarem aos poucos no mercado de cripto moedas. ETFs estão para serem lançados em 2018 o que pode elevar os preços ainda mais puramente por aumento de demanda.
Especular com cripto moedas não tem nada de errado se você souber dos riscos (acho que eles ficarão bem claros abaixo). Isto não significa que não haja uma real chance do Bitcoin e algumas outras
moedas se tornarem o ouro do futuro, o dinheiro do futuro e até mesmo o futuro do mercado financeiro.
Quem deve investir em cripto moedas?
Hipoteticamente, um investidor que queira investir em moedas digitais já deve estar poupando mais de 50% do seu salário; estar financeiramente independente ou no mínimo com mais de 70% das suas despesas cobertas pelo retorno de seus investimentos; ter um fundo de emergência de 6 meses no mínimo; ter dinheiro disponível para arriscar a perder tudo sem que isto comprometa sua segurança financeira (ou psicológica), nem seus planos FIRE se isto for seu objetivo.
Se este dinheiro que vai usar para especular significar alguma coisa para você pare agora. Não entre neste mercado neste momento. Se tiver qualquer dívida, esqueça. Se não for fera na informática espere mais um pouco por novas ferramentas devem surgir em breve para facilitar transações e até minerar.
Então, qual seria a melhor estratégia?
SE realmente as cripto moedas e especificamente o bitcoin forem o futuro da economia mundial, obviamente o valor intrínseco delas é muito grande e o potencial de valorização ainda é astronômico. Isto significaria que o bitcoin e outras moedas estariam muito descontadas ainda do ponto de vista fundamentalista e isto faria do velho e bom comprar e esquecer uma estratégia muito boa de investimento.
Seria como ter comprado Amazon, Apple ou Google nos anos 90. Se tivesse comprado estaria rindo a toa em 2017, porém você poderia ter comprado Boo.com e falido junto com ela em 2000!
Isto traz a tona a questão para se pensar: Será o bitcoin realmente a moeda que vai se sobressair e vivar o padrão ou o Ethereum, o Ripple, ou alguma outra?
Outro ponto a ser observado é que praticamente nenhum investidor institucional – bancos – ainda entrou neste mercado (falta regulamentação, segurança e regras claras de impostos, compliance, etc). Eles podem entrar em fazerem o preço ir para a lua. Contudo, com o poder que eles e os governos detém, eles podem muito bem ir na contramão e começarem uma guerra conta as cripto moedas. O governo pode aumentar os impostos e taxas, limitar ou declarar o fechamento de exchanges como já aconteceu na China. Há quem diga que a grande valorização da moeda deve-se ao fato de ser uma commoditie de anonimato. O preço do anonimato está caro hoje em dia e se a moeda não mais garantir este anonimato por ordem dos governos, o preço sofrerá um crash. Ainda temos os riscos operacionais como perda de moedas em discos corrompidos sem backup, senhas anotadas perdidas, ataques hackers, etc,o que geraria perdas totais e que pode levar a uma desacreditação da moeda digital como algo funcional (não na tecnologia em sí).
Ainda é tempo de entrar?
Ninguém sabe. É pior que saber se uma ação vai subir ou cair por que não há fundamentos nem lastro no Bitcoin. Podemos estar no início de uma revolução da economia do futuro. Algo como foi a internet nos anos 90. Sabemos que poucas empresas sobreviverem a bolha das ponto com (.com) perto do ano 2000, mas algumas prosperaram e fizeram muita gente rica.
O único meio de saber se esta aposta vai dar frutos é aplicando uma pequena quantidade (nunca mais de 2% do patrimônio) que se sinta confortável e esquecer que o fez, afinal, quem está ganhando dinheiro hoje com bitcoin é por que comprou há 5 anos ou mais e esqueceu que tinha. Sabemos que ignorar todo esse frenesi que a mídia faz sobre isto é muito difícil, então fique a vontade para fazer suas apostas e sofrer as consequências, sejam elas boas ou ruins.
Por via das dúvidas, este site (Bitcoin Bubble Burst). que usa inteligencia artificial. promete te avisar quando a bolha do bitcoin estourar (acredite se quiser)
Perguntas?
-Uma ideia de carteira de cripto moedas?
- Ideia qualquer: 45% BTC | 45% ETH | 10% ADA
-Tenho que pagar impostos?
Sim, vendendo com lucro ou usando para comprar bens é considerado ganho de capital. Veja um guia de como declarar moedas digitais no IRPF 2017
-Posso converter para reais a qualquer hora?
Teoricamente sim, a menos que você tenha muito dinheiro nessas moedas, deve haver liquidez sempre na maioria delas.
2021: O que te impediu de ficar milionário com Bitcoin? Escute o podcast do SRIF365 sobre o tema
Dúvidas? Opiniões? Comente abaixo.
AVISO E DISCLAIMER: Não somos nem um pouco qualificados para dizer se você deve ou não deve investir/especular com estas cripto moedas. Nada escrito aqui deve ser encarado como recomendação de compra/venda. Faça sua própria pesquisa. Este texto foi baseado em um post do blog http://jlcollinsnh.com
Disclaimer: No momento que escrevemos esta matéria estamos comprados em quantidades muito pequenas de BTC e LTC. *Crash = Queda de mais de 20% em curto espaço de tempo.