Ícone do site AA40

Que trabalho você faria até de graça ?

Provavelmente uma parcela considerável de nossos leitores não gostam do trabalho/emprego que tem e, também por isso, estão em busca da independência financeira e/ou aposentadoria antecipada.  

Porém, a maioria vai concordar comigo que é muito bom e gratificante quando você gosta do que faz, é bom naquilo e, principalmente, quando você é reconhecido e recompensado por isso, seja no trabalho ou fora dele.   Uma das coisas boas que a independência financeira traz é a possibilidade de fazer o que você gosta e faz bem, porém sem a obrigação ou necessidade de fazer isto só por dinheiro.


Identificar no que você é bom

Existe uma frase muito comum que diz: Escolha um trabalho que você ama, e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.

Infelizmente não são a maioria das pessoas que conseguem este feito de trabalhar com o que amam. Geralmente quando escolhemos nossas carreiras na adolescência ainda não temos a maturidade emocional necessária ou o conhecimento de todas as opções que estão disponíveis. Falta saber realmente o que cada profissão envolve já que até aquele momento passamos a maior parte da vida  na escola.   Depois de formado é que percebemos que não é exatamente o que achávamos que era, muitas vezes. Isto nos leva a frustração, já que só então temos a maturidade e conhecimento suficiente para identificar o que realmente queremos fazer de fato e que carreira seguir. Muitas vezes esta não era o que escolhemos na adolescência.  

Hoje você pode saber exatamente no que você é bom ou ainda ter dúvidas ou até mesmo pensar que não é bom em nada. Qualquer que seja sua resposta, uma pergunta que é preciso ser respondida antes de atingir a independência financeira é:

“O que eu faria até de graça por que é realmente algo que gosto de fazer”?  

Na verdade, devemos ir além e identificar três categorias:  

Que trabalho eu não faria por dinheiro nenhum no mundo?

-Estas respostas serão (além de coisas ilegais obviamente) trabalhos que você não tem vocação nenhuma para fazer.

Exemplo de respostas do AA40: Cirurgião, médico, construção civil por medo de altura, etc…

Que trabalho eu faria se fosse muito bem pago para isso?

-A resposta aqui provavelmente será o que você está fazendo hoje por que paga bem, embora você não goste e não se sinta realizado.  

Exemplo de respostas do AA40: TI, Programador, Engenheiro, Motorista     e finalmente…  

Que trabalho eu faria até de graça ? 

-Provavelmente aqui estarão as coisas que você irá fazer durante sua aposentadoria antecipada e/ou independência financeira.   Exemplo de respostas do AA40: Guia turístico, Blogger, Trader, Astronauta etc.  

E você, já parou para pensar o que realmente gostaria de estar fazendo, não importando se você fosse pago para isto ou não?  

Copie estes três itens abaixo para o campo de comentários e responda que trabalho você:  

-Não faria por dinheiro nenhum:

-Faria se fosse bem pago:

-Faria até de graça: 


Sair da versão mobile