Ícone do site AA40

Já calculou o quanto de sua vida vai trabalhar para os outros?

Tempo é um dos bens mais preciosos que existem e as pessoas geralmente gastam a maior parte dele fazendo trabalhos para outras pessoas.

Quanto da vida trabalhamos?

A expectativa média de vida do Brasileiro é 75,8 anos segundo IBGE. Isto são 27.667 dias ou 664.008 horas totais.

Trabalha-se em média cerca de 44 horas por semana no Brasil. Suponhamos uma carreira tradicional de 40 anos. Quarenta anos são 2.085 semanas que dariam 10425 dias de trabalho ou 91.740 horas de trabalho.

Trabalhando por 40 anos, estaríamos vendendo 14% do tempo de vida para seus empregadores. Pode parecer pouco, mas se considerarmos que destes 75,8 anos, praticamente 40% dele são pré e pós carreira; infância (idade pré-escolar, escola, faculdade) e velhice (mobilidade reduzida, doença, hospital). Agora aqueles 14% não parecem mais tão pouco. Na verdade se considerarmos só o tempo ótimo de vida, estaremos trocando aproximadamente 44% dele por dinheiro.

 

Três razões para aposentar o mais cedo possível

Enquanto é verdade que existem pessoas e empresas que lhe dão dinheiro em troca do seu tempo, também é verdade que podemos comprar nosso próprio tempo com dinheiro. Isto se chama aposentadoria.

1) Você não consegue produzir mais tempo: Tempo é algo que não se fabrica e é igual para todos. Você pode ganhar ou gastar mais dinheiro, mas não consegue fazer o mesmo com o tempo.

Quando você chegar a velhice será que vai desejar ter trabalhado mais ou ter passado mais momentos com a família ou fazendo coisas que você não teve a chance de fazer?

Mesmo tempo mais tempo disponível na velhice, você terá a mesma energia ou vontade de fazer as coisas que estão na sua “lista do que fazer antes de morrer”?

2) Planejando bem é possível parar antes: Vimos isto a todo momento neste blog e nos estudos de caso. Pessoas multimilionárias com medo de parar de trabalhar por receio de ficar sem dinheiro e ter que diminuir o padrão de vida.

Primeiramente é preciso ter uma plano de aposentadoria. Poupar para tal quando ainda muito jovem, mas geralmente os planos retornam números milionários como objetivo e muitos ficam frustrados com isto e nunca nem mesmo colocam o plano em prática.

Ao invés disso, é preciso planejar racionalmente, viver com menos, conciliar experiências e não deixar tudo o que deseja fazer para a aposentadoria mas sim intercalar trabalho com coisas que faria quando estivesse aposentado. E daí se tiver que diminuir seu padrão de vida? Está com medo do que seu vizinho irá pensar de te ver dirigindo um carro popular usado?

3) Você ainda pode trabalhar no que você gosta: Vários são os exemplos de pessoas que são bilionárias e ainda trabalham de sol a sol por que gostam do que fazem.

Se hoje você não gosta do que faz tudo bem, é muito normal e apenas uma pequena porcentagem de sortudos conseguem isso.

Pensa que, não é necessário trabalhar naquilo que você não gosta apenas por dinheiro a vida toda. É sim possível trabalhar no que gosta e ganhar dinheiro com isto. Talvez menos do que ganha atualmente, mas definitivamente é uma opção para aqueles que não querem simplesmente não fazer mais nada na vida. Basta ter a coragem de mudar, o que poucos tem.

Pense bem, trabalhar mais tempo do que o necessário poderá ser um dos maiores arrependimentos da sua vida e quando você se der conta disso pode ser tarde demais !


Sair da versão mobile