Ícone do site AA40

Passagens de volta ao mundo – Uma opção interessante ?

Poucos sabem mas as alianças de empresas aéreas tipo StarAlliance, SkyTeam, OneWorld, etc possuem interessante serviço de venda de bilhetes de volta ao mundo (Round the world tickets – chamados de RTW).
Seja você já um FIRE ou principalmente para quem quer tirar um ano sabático e viajar ao redor do mundo, os bilhetes pode ser uma maneira conveniente de voar vários continentes. Eles te levam para onde você quer ir sem que você tenha que se preocupar em reservar voos pelo caminho, pré-reservando todos os seus voos com antecedência. Simples e conveniente ! Além disso, ao comprá-los em um pacote gigante, você pode economizar muito dinheiro com o preço total dos bilhetes.
Enquanto os pacotes de volta ao mundo são frequentemente defendidos por muitos escritores de viagens, saber se eles são a melhor maneira de dar a volta ao mundo realmente depende do tipo de viagem que você está fazendo. Estes bilhetes RTW vêm com muitas regras e condições que podem não funcionar para você.
 Fonte: Planejador viagens OneWorld RTW

Como funciona?

Os bilhetes RTW são, na verdade, passes de aliança de companhias aéreas. Uma aliança de companhias aéreas é uma parceria na qual as companhias aéreas compartilham assentos em aviões, passageiros e benefícios de programas de milhagem. Você compra um bilhete de uma companhia aérea que pode ser usado com eles e seus parceiros. Por exemplo, se você reservar com a American Airlines (Oneworld), só poderá usar seus parceiros. 
É importante lembrar que nenhuma dessas alianças inclui as companhias aéreas de baixo custo do mundo, como a Ryanair (Europa), a Southwest (EUA), a Air Asia (Ásia) ou a Tiger (Ásia / Austrália) o que pode ser um fator limitador. Essas companhias aéreas oferecem menos comodidades mas tarifas mais baratas do que as “principais” companhias aéreas do mundo.
Os bilhetes RTW vêm com vários termos e condições. De um modo geral, um bilhete é válido por 1 ano a partir da data de início e exige que você termine no mesmo país em que inicia. Você não precisa terminar na mesma cidade, mas precisa terminar no mesmo país. A maioria ainda possui limites quanto ao número de trechos a voar no período.

Onde comprar?

Geralmente cada aliança possui seu site para montar a viagem bem como suas regras específicas. Veja algumas delas e também dois sites avulsos que montam a viagem para você

Vale a pena?

Segundo o famoso blogger de viagem NomadicMatt, isto depende muito.
Segundo ele, os bilhetes RTW são ótimos para pessoas com um cronograma definido. Se você conhece suas datas e destinos de viagem e não planeja mudar muito sua viagem, um ingresso RTW economizará muito tempo e dinheiro. Os bilhetes do RTW custam muito, mas se você escolher uma das rotas mais populares, descobrirá que economizará dinheiro no final. Comprar um bilhete em uma rota como essa provavelmente custará menos do que se você reservasse todos os seus voos separadamente.
Você deve comprar um bilhete RTW se…
  • Você está feliz em seguir um cronograma rígido e seguir as regras da companhia aérea.
  • Você não planeja alterar muito suas datas.
  • Você está comprando bilhetes para um grupo como uma família.
  • Você não gosta de companhias aéreas de baixo custo.
  • Você já é um passageiro frequente com milhas acumuladas e quer ganhar vantagens.
  • Se você se encaixa nos nos itens acima, um bilhete de volta ao mundo provavelmente vai economizar até 30% do preço dos bilhetes ponto-a-ponto.

Você NÃO deve comprar um bilhete RTW se…
  • Você quer voar muitas companhias aéreas de baixo custo.
  • Você não se importa com pontos ou milhas
  • Você não tem um plano de viagens definido. 
  • Você pretende passar mais de um ano na rota.

Exemplo

  • OneWorld

O AA40 fez uma simulação para um (01) bilhete RTW na OneWorld que conta com as empresas como Latam, British, American, Qantas, Iberia, etc.

O sistema é um tanto limitado. Só são possíveis 16 trechos. Você pode sinalar os trechos que quer fazer por terra por conta própria. Você ainda economiza escolhendo voar no meio da semana e voando para destinos centrais como Madri e a partir daí pode-se fazer toda a europa via trem se quiser. O mesmo voando para Las Vegas onde pode-se fazer boa parte dos EUA de carro ou via voos domésticos.
Veja a simulação abaixo para 5 continentes, 12 trechos com 7 escalas inciando em GRU em 9 de janeiro 2019 e finalizando no mesmo aeroporto no dia 26 de setembro 2019. O custo total para uma pessoa ficou em R$ 19,254.75.
Baixar em pdf
  • Star Alliance
Uma rota um pouco diferente, passando desta vez pela Africa do Sul para que você possa fazer um safari, Londres seria seu ponto de partida para fazer a Europa de trem, Dubai a porta para a Ásia e três paradas nos EUA, uma no Havaí além de uma em cada costa. Este itinerário resultaria nos seguintes valores estimados pela Start Alliance que inclui empresas como Tap Portugal, United, Copa Airlines, Turkish, Lufthansa e South African Airways.
O limitador do sistema deles é milhagem. Você não pode ultrapassar 39 mil milhas voadas em um bilhete.
Fonte: Site RTW da StarAlliance em 20/11/2019
Achou caro? Tente utilizar o AirTreks para montar sua viagem. Pode sair mais barato:
Fonte: AirTreks. Clique para ampliar

Como tirar vistos: https://visaguide.world/

E você, sabia dos bilhetes RTW? Utilizaria algo assim? O que achou dos preços? Comente abaixo:
Fontes utilizadas: NomaticMatt, OneWorld, TripAdvisor



Sair da versão mobile