Não é difícil de encontrar nos comentários deste e de muitos outros blogs da blogosfera pessoas insatisfeitas com seu trabalho, com as pessoas nele e com que e suas rotinas massantes.
Mais de 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos com o trabalho no Brasil, mesmo número do Reino Unido enquanto nos EUA mais de 51% não sentem nenhuma conexão com o trabalho que executam e o fazem por precisar apenas.
Entre os principais motivos citados pelos entrevistados para a insatisfação estão longas horas de trabalho, falta de recompensa financeira adequada, falta de reconhecimento de suas contribuições e ideias, insatisfação com as políticas da empresa, conflitos com colegas de trabalho, prazos e demandas muito apertados, dentre outros.
Não temos como simplesmente largar tudo e evitar esta rotina e os colegas chatos do trabalho, apesar de estarmos trabalhando nisso a cada investimento e planejamento que fizemos.
Podemos então adotar pequenas mudanças que podem ter um grande impacto ao longo do tempo. Vamos citar algumas delas abaixo:
- Em dias extremos, almoce fora do escritório. Com seu colega que se tornou um grande amigo ou mesmo se o dia estiver massante e estiver estressado, vá almoçar sozinho. Apesar do custo com alimentação aumentar (se costuma trazer comida de casa), pode melhorar seu dia consideravelmente.
- Coloque fotos da(s) pessoa(s) que realmente importam na sua vida em porta-retratos e coloque sobre sua mesa. A cada vez que a situação ficar complicada olhe a foto e lembre-se do que realmente importa na vida.
- Você é mais que seu trabalho. Muitas pessoas se apresentam como seu trabalho. Nunca tenha sua identidade totalmente relacionada a um trabalho. Trabalhos são passageiros e isso só lhe imporá um certo padrão de vida e cobranças nada saudáveis.
- Apesar de ser difícil desligar de suas tarefas futuras e da lista de prioridades, uma vez que aprender a fazer isto, terá muito mais poder de concentração e capacidade mental para lidar com as prioridades. Concentre-se no momento e na tarefa atual.
- Deixe as coisas claras. Muitas pessoas fazem as coisas erradas no trabalho por ter medo de perguntar ao chefe ou deduzir que sabe. Na dúvida pergunte sempre.
- Delegue o que for possível, mas não delegue a responsabilidade quando for sua.
- Aprenda a relaxar, não importa quão desafiador o trabalho e o chefe forem. No final do dia, é apenas um trabalho e você é muito mais do que isso. Daqui uma década ou nem isso você olhará para trás e se perguntará “qual era o problema mesmo?” e provavelmente dirá que naquela era tudo mais fácil.
- Tire intervalos com regularidade. Dê uma caminhada, seu corpo precisa de um pouco de movimento a cada hora.
- Antes de encerrar o dia, revise seus feitos do dia, suas prioridades e pré-organize o dia seguinte, assim você será mais produtivo.
- Se sua profissão permitir, desligue-se mentalmente do trabalho até o próximo expediente.
- Sinta-se feliz por ter nascido e se tornado quem você é pois poderia ter um destes empregos.