Ícone do site AA40

Uma maneira engenhosa de ser mais feliz no trabalho

Trabalhar. Algo notadamente nobre para o ser humano. Não é difícil vermos no noticiário filas quilométricas de pessoas em busca de um emprego comum e corrente e nos perguntamos se realmente queremos virar FIRE e largar algo tão difícil de achar.
O fato é que para conseguirmos ser FIRE um dia, precisamos trabalhar em algo para gerar riquezas para que então esta possa trabalhar para nós. Mas muitos de nós não somos felizes trabalhando. A rotina é massante, prazos cada vez mais curtos, metas mais inatingíveis e chefes cada vez piores. Agora pare e veja ao seu redor. Encontre alguém que esteja muito feliz trabalhando:

“Quando você vê alguém que está feliz e se dando bem no trabalho você percebe que, muitas vezes, ele não encontrou a posição que ocupa, ele a fez”

Este é um dos truques mais utilizados pelos executivos e pessoas que galgam cargos mais altos mas também por qualquer um que se auto motive no trabalho. Eles se moldam estes cargos. As pessoas entram na empresa via uma oferta de vaga. Esta vaga tem sua descrição de atividades, mas nada impede que a pessoa com ambição direcione as suas atividades e atribuições de maneira que possa ser candidata para vagas mais altas e cada vez mais altas.
Quando vemos que uma pessoa saiu do chão de fábrica e se tornou vice-presidente devemos prestar atenção o que e como ela se diferenciou. Certamente além de fazer seu trabalho bem feito no chão de fábrica, ela se preocupou em fazer bem não só seu trabalho mas abraçar as responsabilidades de produção, ser um líder em seu setor, sugerir alterações realmente funcionais que tragam resultados práticos que sejam notados.
Isto é um exemplo de como se moldar a estrutura da empresa. Com certeza transformar o seu trabalho/posição não é fácil, mas existe um truque ensinado por consultores de carreira:
Durante uma semana, carregue consigo um bloco de notas. Desenhe uma linha no centro de uma página e rotule uma coluna como “Amo fazer” e a outra coluna “Detesto fazer”. Sempre que você executar uma tarefa, não importa quão pequena seja, esteja atento a como isso faz você se sentir. Você está animado com isso? Você está ansioso para fazer isso? O tempo voa quando você está fazendo isso? Ou você procrastinou, temendo cada momento e se sentindo esgotado quando terminou?
Segundo o Livro “Nine Lies about work” de M. Buckingham, o objetivo de um exercício destes é entender o que é que te ilumina. Entender de que você quer correr atras. Entender onde você é mais enérgico, mais criativo, mais motivado e depois estrategicamente voluntariar para isso mais e mais e mais.
O primeiro passo é entender o que você gosta, o que te motiva e que caminho quer seguir para depois moldar-se a estrutura e começar a fazer pequenas ações que te levem neste sentindo.
E você, acha que consegue adotar uma estratégia assim na sua empresa ou já não acha que vale a pena se dar ao trabalho?



PS: O Livro “Peça as contas como um Milionário” do Millennial-Revolution está em pré-venda. Adiquira por apenas $11 até 9 de Julho


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile