A vida corporativa atual é massante. Longas horas, baixos salários, aumentos cada vez mais raros e zero segurança no emprego. Você pode trabalhar 60 horas por semana durante anos e ser demitido de uma hora para outra.
É muito difícil não enlouquecer em um ambiente tão austero, mas e se você não for só mais um empregado que quer apenas pagar as contas no fim do mês, mas sim um desses tipos ambiciosos que realmente quer subir no organograma da empresa e ganhar mais dinheiro?
Até pouco tempo era simples, pois os próprios chefes orientavam os funcionários ao longo da carreira até que as promoções fossem oferecidas. Aqueles que trabalhavam mais horas sempre ganhavam.
Hoje a coisa mudou. De acordo com o Linkedin as pessoas estão mudando em média 15 vezes de emprego durante a vida nos EUA.
Segundo a professora de liderança e organização, Elisabeth Kelan da Universidade Essex no Reino Unido, “não se trata mais de encontrar uma carreira para o resto da vida, mas o que você poderia fazer nos próximos 5 anos – que o qualificaria a conseguir o próximo emprego? ”
Você deve repensar o conceito de carreira
Primeiro, você deve planejar uma série de experiências de trabalho de três a cinco anos que o deixarão amplamente qualificado, empregável e capaz de se (re)colocar em vários setores, explicou Kelan. O objetivo de cada estágio é encontrar posições que lhe deem proficiência em “exatamente o conhecimento que você precisa saber em seu campo”, disse ela. “Você não pode estagnar.”
Estratégias
Transferências
Existem várias maneiras de atingir isso, uma é tentar transferências dentro da mesma empresa para escritórios regionais que tendem a crescer mais e mais rapidamente e consequentemente tendem a precisar de pessoas qualificadas para gerenciamento deste crescimento.
Transferências para outros países é ainda mais importante, não só pela experiência na empresa em sí e nas atividades mas também na imersão em outras culturas, línguas e ambientes que lhe qualificarão para muitas outras oportunidades tanto internamente quanto em outras empresas.
Certificações
Outra maneira bastante engenhosa e mais rápida e prática do que fazer um mestrado e doutorado são as certificações. Se você for da área do TI ou afins, ou mesmo softwares específicos, existem centenas de certificações oficiais que lhe qualificarão instantaneamente a assumir responsabilidades e vagas não ocupadas no mercado.
Um exemplo de peso:
Esta estratégia de certificações dá muito certo atualmente. Um exemplo FIRE que temos é o do famoso blogger Grant Sabatier atrás do blog Millennial Money. Conheça a história dele aqui. Com apenas 2 dólares na conta e desesperado, ele procurou no Google a solução. Dedicou um mês estudando e obteve a certificação Google Ad Campaign gratuitamente e em 45 dias apenas ele conseguiu um emprego em uma agência de propaganda em Chicago ganhando U$ 50 mil por ano.
Como o próprio Grant fala, houve poucas vezes na história da humanidade em que a oportunidade de seguir seu sonho e viver uma vida que você ama foi tão acessível a tantas pessoas como agora. Durante a maior parte da história, seu destino foi determinado pela família em que você nasceu. Mas agora você tem acesso a ferramentas, conhecimento, idéias, estruturas comprovadas e comunidades para ajudá-lo e a comunidade FIRE é uma delas.
Atividades paralelas
Uma terceira estratégia envolve adotar “atividades paralelas” que não estão necessariamente relacionados ao seu trabalho de tempo integral mas que tenham sinergia. Qualquer coisa, desde o desenvolvimento de software até a criação de um canal no Youtube para aconselhamento de moda ou qualquer coisa afim. Isto vai lhe dar experiência em administrar sua própria organização, essas atividades extracurriculares ajudarão a fortalecer outras habilidades e poderão torná-lo mais desejável para o seu atual ou outros empregadores e empresas.
“A ideia de que você pode estar aprendendo relações públicas e marketing em paralelo não é algo que você precisa esconder, pelo contrário, isso faz de você um empregado mais forte dentro da organização”
E ai, pronto para começar levar a sério aquele hobby ou aquela atividade paralela que sempre gostou? Saiba que isto pode lhe qualificar e tornar um profissional ainda mais desejado no mercado de trabalho; e como sabemos, precisamos trabalhar e empreender para acumular o capital necessário para curtir nossa FIRE e continuar gerando renda após ela com estas atividades prazerosas ! Nos conte sua história abaixo: