Acumular e construir riqueza suficiente para ser FIRE leva tempo, mas os conceitos não são difíceis nem desconhecidos. Steve Adcock conta em seu blog que ele nunca foi o cara mais esperto nem o mais interessado, também nunca recebeu salários considerados altos, mas, mesmo assim, aplicando cinco regrinhas bobas ele conseguiu sair da corrida de ratos muito cedo e está vivendo a vida que ele sempre quis.
1)Faça da independência financeira sua prioridade:
Embora não seja uma regra financeira, é uma regra muito importante pois a independência financeira não se materializa do nada. Ser FIRE é como entrar em forma, se você não mudar seus hábitos e realmente querer, nada vai acontecer.
Assim como entrar em forma, ser FIRE requer dedicação, querer, força de vontade de postergar o consumo indo contra todo o marketing atual, requer prioridade e disciplina. Você precisa querer muito isso.
2)Invista em coisas que apreciem
Segundo ele, ninguém é FIRE gastando todo o dinheiro que ganha, mas guardando o dinheiro também não. Enquanto poupar é melhor que gastar, investir o dinheiro em ativos que aumentem de valor com o tempo é o único caminho para ser FIRE.
Você deve estar cansado de saber, mas vamos repetir, investir em ações, propriedades, negócios, empresas, etc. Algo que apresente o componente de juros compostos. E quanto mais cedo começar melhor !
3) Automatize
Para o Steve, esta regra é uma das mais importantes. Deixe o ato de investir e lidar com seu dinheiro o mais automático possível. Uma vez configurado você não precisa se preocupar novamente, isto retira as emoções do ato de investir que tanto prejudica o investidor amador. Automatizar aplicações em programas de previdência privada por exemplo é um excelente recurso, ou aplicações recorrentes em fundos, TD ou ETFs.
Além disso transferências e pagamentos de cartões de crédito automatizados o ajudam a nunca pagar juros, taxas e multas por atraso no pagamento.
4)Fluxo de caixa é tudo
Não conheci muitos FIREEs ou pessoas que são financeiramente independentes que não sabem exatamente para onde o seu dinheiro está indo. E isto é, cada dólar – Isso é chamado de fluxo de caixa.
Todo mês, entra dinheiro e sai dinheiro. Para a maioria de nós, o dinheiro chega através de nossos empregos. Também pode vir de trabalhos esporádicos ou dividendos e juros por exemplo. Entender e acompanhar cada real que entra e cada real que sai e garantir que o que sai é menor do que o que entra é de suma importância. O seu fluxo de caixa, assim como uma empresa, precisa ser positivo na grande maioria do tempo.
5)Dívidas? Não, obrigado.
Embora nem todas as dívidas e financiamentos sejam péssimos, e as vezes podemos usar isso para fazer mais dinheiro, o grande problema disso é que a maioria das pessoas usa o débito, dívidas e empréstimos para gastar mais dinheiro do que elas possuem. Isso é como cavar um buraco cada dia mais fundo e que a cada dia fica mais difícil de sair dele.
Novamente – liberdade financeira não significa necessariamente que você NÃO ter dívida. A vida não é assim tão simples e nem a liberdade financeira é. Em vez disso, significa que suas dívidas não o colocam em uma posição de fraqueza, gastando dinheiro com coisas que se depreciam em valor e prejudicam sua posição financeira de longo prazo.
Ele ainda acrescenta que não é preciso ser um gênio para entender finanças e fazer a coisa certa. É tudo muito lógico e acessível para qualquer um, embora sabemos que apenas uma pequena porção de nós vai aplicar estas regras e conseguir ser FIRE. A sensação de ser independente financeiramente é como nenhuma outra.
(Fonte: Adaptado do Blog Steve Adcock)
E você, quais sob quais regras financeiras você vive? Compartilhe conosco abaixo: