Ícone do site AA40

FIRE e a síndrome do escravo satisfeito

Não podemos negar que FIRE (Independência financeira e aposentadoria antecipada) tem um significado diferente para cada pessoa . Segundo o The Washington Post, somente 13% da população MUNDIAL gosta do seu trabalho. Se você é parte da imensa minoria que ama o que faz, não siga lendo pois não é para você.

Muitas pessoas quando pensam ou ouvem o termo FIRE ou aposentadoria antecipada torcem o nariz. Elas tem a imagem tradicional dos velhinhos aposentados. Parar de trabalhar, ficar jogado pela casa sem fazer nada o dia todo. Porém isto não é o que a comunidade FIRE tradicional nos diz. O parar de trabalhar é opcional. Mas vamos hoje falar um pouco do por que as pessoas rejeitam o “parar de trabalhar” e que isto está condicionado a sua mente e a sociedade e não ao seu livre arbítrio.

Existem milhares, quiça milhões de milionários no Brasil. Nos EUA, por exemplo, existem mais de 11 milhões de famílias com net worth mais de 1 milhão de dólares. A absoluta maioria destes milionários não parou de trabalhar, continuam trabalhando todos os dias. Isto deixa claro que ter dinheiro não é a única coisa que faz um FIRE e a questão psicológica é a questão central.

A grande maioria das pessoas não se encaixam na mentalidade FIRE pois a grande maioria dos seres humanos precisam de algo para se ocupar, um propósito na vida, e, infelizmente, a maioria das pessoas só encontra este objetivo no trabalho.

Na comunidade FIRE existem também exemplos de pessoas que descobriram que tem este perfil. Que só trabalhando é que se sentem produtivos e úteis. Recentemente temos exemplos como o big ERN e o FS, que retornaram ao mercado de trabalho sem necessariamente precisar.

Vamos deixar claro que voltar ao mercado de trabalho por que o plano FIRE está com problemas e é preciso ter mais renda e acumular mais capital, é totalmente OK. Afinal, sabemos que muitas vezes as coisas, os planos, a vida muda e voltar ao trabalho por motivos financeiros é necessário e não significa fracasso no plano FIRE, apenas ajustes de percurso. Porém muitos esquecem que quando você trabalha está vendendo sua saúde física e mental e estas não tem como reaver depois.

Porém muitos destes estão retornando só para ter uma ocupação. Alguns usam a desculpa de precisar manter a mente ocupada, como se não pudessem fazer isso jogando um videogame, fazendo um esporte, viajando, aprendendo uma língua, programação, aprendendo tocar um instrumento, etc. Estes não conseguiram encontrar algo em que ocupar seu tempo e se sentir útil sem ser trabalhando, mesmo com a ampla gama de possibilidades de uso do tempo livre obtido via FIRE. Isto, na psicologia tem nome:

A síndrome do escravo satisfeito

Na psicologia existe o termo que pode ser aplicado totalmente aos FIREs que retornam ao trabalho sem necessidade. Trata-se da síndrome do escravo satisfeito ou Happy Slave Syndrome.

Todo nós sabemos o que é um escravo: uma pessoa que tem sua liberdade anulada. Da mesma forma que aqueles que sofrem a Síndrome de Estolcomo, na qual a pessoa sequestrada consegue estabelecer um vínculo afetivo com o sequestrador, o escravo pode se encontrar satisfeito e até aprecia esta anulação de sua liberdade.

As pessoas que se acostumam com o abuso chegam a aceitá-lo como algo natural. Vamos deixar claro que não é nada compra os empregadores, pois a sociedade precisa e muito destes. Estamos falando das pessoas que escolhem trabalhar mesmo não precisamos: Quando lhes dada liberdade elas não sabem o que fazer com ela e ficam totalmente perdidas. Não que trabalhar seja um abuso em si, mas do ponto de vista psiquiátrico, estas pessoas se sentem “satisfeitas” com o bem-estar que aparentemente desfrutam, ficando condicionados, consciente ou inconscientemente, por toda a vida.

Estas pessoas aceitam a condições de vida, trabalho, estudos, etc., que basicamente não compartilham, mas os tolera porque, para os outros, “é a coisa certa”. Achamos que estamos fazendo o que queremos, mas a realidade é totalmente diferente. Somos escravos felizes.

Se você é filho de imigrante, pergunte a eles o que acha de parar de trabalhar aos 35 ou 40 anos de idade: Eles vão te chamar de vagabundos ou loucos, pois foram condicionados a vida toda de que o indivíduo só tem valor se trabalhar. Para eles o trabalho é a única coisa que tem valor.

Infelizmente na sociedade de hoje, o trabalho é tratado como mais importante do que nunca. Os governos endividados e a economia global está cada vez mais interconectada e dependente do crescimento e de mais pessoas produzindo mais….as empresas da mesma forma, estão constantemente procurando maneiras de economizar dinheiro e melhorar a eficiência. Isso significa que há mais pressão do que nunca sobre os trabalhadores para serem produtivos e trabalharem longas horas. Como resultado, muitas pessoas estão se sentindo sobrecarregadas e estressadas.

Esse estado de satisfação induzida provoca na mente do escravo mental que ele pare de pensar de maneira crítica; em termos de considerar novas alternativas de vida com um sentido mais crítico e longe da resignação passiva. Essa é a maneira pela qual o escravo satisfeito, por sua falta de confiança em sua própria capacidade de gerar mudanças, se contenta em ser simplesmente um observador automatizado de um sistema de coisas; isso o convenceu de que ele não pode mudar. Este é o padrão.

Não é incomum encontrarmos relatos destes “escravos” em vários fórum e blogs FIRE que dizem que eram muito mais felizes quando estavam trabalhando. Estes, claramente, são os escravos modernos, os ratos que gostam de estar na corrida pois acham que não estão presos mas sim “estão fazendo exercício e mantendo-se em forma”.

Leia também: Por que a liberdade pode ser muito assustadora

E não é fácil quebrar este condicionamento. Tentar ser você mesmo é muito difícil. Parece que todos nós somos rotulados pelo mesmo padrão, e quando você se desvia dele, você parece estranho para as outras pessoas. Frustração, pessimismo e depressão podem tomar conta de você e, como solução, você tentará voltar para a corrida dos ratos pois é a única corrida que você conhece. Antes disso acontecer, profissionais como psicólogos e psiquiatras aconselham a procurar tratamento especializado para tentar separar o que realmente te faz feliz do que a sociedade impõe para você como felicidade.

E você, é daquelas pessoas que se sentem obrigadas a trabalhar por que a sociedade impõe isto ou realmente trabalha por que precisa chegar na meta FIRE e depois de atingida, jamais voltará a trabalhar sem precisar? Responda a enquete e comente abaixo

Você trabalha para:

Ver resultados

 Carregando ...

Fontes: Pesquisa diversas do AA40; https://exploringyourmind.com

Sair da versão mobile