A agregação de ganhos marginais (ou soma dos pequenos ganhos) é um conceito que ficou famoso pelo treinador de ciclismo britânico Dave Brailsford, que levou a equipe britânica de ciclismo a 10 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Antes disso, a equipe não havia conseguido vitórias significativas.
Brailsford acreditava que a vitória nas Olimpíadas seria alcançada concentrando-se em melhorar em 1% tudo o que eles faziam, mesmo coisas que aparentemente não estariam relacionadas com o ciclismo. Ele decidiu que ele e sua equipe se concentrariam em melhorar todos os aspectos do desempenho e essas agregações se somariam. Exemplos de coisas aparentemente insignificantes em que eles se concentraram em melhorar 1% incluem:
- Contratação de cirurgiões para ensinar os atletas sobre a lavagem adequada das mãos para evitar doenças durante a competição
- Optar por não apertar as mãos durante as Olimpíadas pelo mesmo motivo
- Implementação de procedimentos precisos de preparação de alimentos
- Trazendo seus próprios colchões e travesseiros para que os atletas pudessem dormir na mesma postura todas as noites
- Pintar o piso do trailer da bicicleta de branco para que eles possam identificar mais facilmente a poeira e removê-la
Procuramos pequenas melhorias em todos os lugares e encontramos inúmeras oportunidades. Juntos, sentimos que elas nos davam uma vantagem competitiva.
D. Brailsford
A soma de muitos “1%” levam você a FIRE
Usando essa mesma teoria e trazendo para a prática, podemos aplicar uma melhoria de 1% em nossas vidas e na busca de FIRE. Isto significa olhar não apenas o dinheiro que investimos ou como o investimos, mas tudo o que afeta este nosso objetivo.
Para nós, significa olhar para toda a nossa vida como um ecossistema inter-relacionado – nossa saúde, vida social, onde moramos, nosso trabalho e carreira, o que comemos, o que fazemos para nos divertir e onde passamos nosso tempo.
Exemplos de ganhos marginais que podemos aplicar em nossa vida
Ganhos marginais em casa
Mudar para uma área de menor custo/mais perto do trabalho
Equipar sua casa para fazer em casa o que você compraria na rua (Ex.: O blog viver sem pressa possui dezenas de exemplos)
Torne a sua casa mais eficiente em termos energéticos
Ganhos marginais em sua carreira
Negocie um aumento
Encontre um emprego mais perto de casa
Encontre um emprego que tenha uma política de trabalho flexível (que permita ter um negócio em paralelo)
Tire proveito dos planos PGBL/VGBL para diminuir o IR
Aproveite os cursos de educação continuada ou certificações que podem resultar em salários mais altos
Saúde
Corte sua conta de supermercado e coma alimentos melhores, menos processados
Pratique exercícios regularmente
Visite seu médico e dentista regularmente.
Durma o suficiente e tente manter uma rotina
Pessoal
Leia livros de finanças e desenvolvimento pessoal
Cerque-se de pessoas alinhadas com seus objetivos
Desenvolva outras formas de renda; Aprenda novas habilidades por meio da internet
Investimentos
Aumente sua taxa de poupança 1% ao mês/trimestre/ano
Invista em fundos/ETFs com taxas de despesas mais baixas
Estes são apenas alguns exemplos, mas todos eles e muitos outros que nem pensamos ajudarão você na jornada FIRE.
Se alguém te perguntar um dia. Como você conseguiu atingir FIRE? E você responder, “fazendo e levando marmita para o trabalho todo dia ao invez de comer fora”, provavelmente essa pessoa vai achar que você é maluco, mas com certeza este simples ato contou como o “1%”, que junto com centenas de outros 1%, te levou ao sucesso e a ser FIRE.
Ler um livro por mês ou ingressar em um clube de corrida para ficar saudável pode não parecer fazer muita diferença por sí só. Mas, combinado com seus outros esforços para viver financeiramente livre, você logo descobrirá que fez mais progresso do que jamais poderia imaginar!
Da mesma forma, se perguntarem ao Dave o que foi que o levou a conseguir 10 medalhas de ouro e ele disser que foi pintar o piso da pista de ciclismo de branco você ia rir. Mas isto foi o 1% que aliado a todos os outros, levaram ao sucesso.
A agregação de ganhos marginais, ou em outros termos, a soma das pequenas coisas é um conceito muito importante naquelas áreas em que há muitas variáveis em jogo e não podemos controlar a maioria. Há um conjunto pequeno de coisas que temos controle na vida. O fator casualidade controla a maioria das variáveis em nossa vida. Então, controlar ao máximo e otimizar cada uma das coisas que temos controle é a única coisa que podemos fazer, mesmo que este controle seja de apenas 1%.
Fonte: AA40 e adaptação de ChooseFI