Ícone do site AA40

Atualização do estudo de caso do Aprendiz FIRE de 2019

Em setembro de 2019 realizamos o estudo de caso do Aprendiz FIRE – Antes de prosseguir, recomendo ler o primeiro post deste estudo de caso clicando aqui. Hoje ele escreve para nos contar como foram os últimos 4 anos de sua jornada FIRE e nos perguntar algumas questões extras. Vamos ao email:

Aprendiz, bem vindo de volta.

No seu primeiro estudo você já possuía uma situação invejável e isso só melhorou. Seus investimentos decolaram e percebemos que incluíste algumas sugestões que demos naquele post, principalmente em se livrar da poupança, começar a investir em moeda forte e que não há nada de errado em sua preferência por renda fixa no Brasil, aliás, eu sigo a mesma linha sua. Uma das coisas que me chama muito a atenção é que com todo o aumento de receita que teve, não aumentaste o seu custo de vida, nem passou a gastar mais. Seus gatos subiram de acordo com a inflação mas nada além disso. Parabéns. É preciso muito esforço e priorizar FIRE para não sucumbir ao lifestyle inflation.

Por falar em renda fixa, quanta diferença entre os juros de hoje e daquela vez hein? Ouvia-se por todo lado que a renda fixa morreu, que o rentismo tinha sido extinguido pelo Paulo Guedes, e muito mais. Veja hoje, apenas um par de anos depois, temos juros de dois dígitos, Títulos do tesouro IPCA + pagando 6% aa reais bruto e muito mais. Não caia na conversa fiada da mídia financeira e dos “gurus” de youtube.

Ciclos dos juros no Brasil. Quem se desesperou e declarou o fim da renda fixa em 2020-2021 se deu mal. Os juros voltaram para dois dígitos logo em seguida. É preciso ter em mente a ciclicidade das taxas de juros no Brasil

Veja que não estamos dizendo que isto vai ficar assim. Veja o gráfico acima. Os juros no Brasil são cíclicos como em boa parte do mundo. Entendendo isso é possível se posicionar tanto no ciclo quando no “duration” para obter até maiores rendimentos na renda fixa do que na renda variável; mas convenhamos que isto dá trabalho e não é para quem investe no estilo FIRE. Nós FIRE estamos preocupados em investir com o menor trabalho possível, focando em nossas profissões e nossas vidas e não abrir home-broker todos os dias. Muitos gostam, tudo bem, mas não é o princípio da comunidade FIRE.

Para fins comparativos, naquela ocasião em 2019, sua TSR corrente estava em torno de 23%aa, ou seja, nada FIRE. No momento, com o excelente progresso obtido em apenas 4 anos, sua TSR corrente hoje é de 5,7%, ou seja, não está longe da meta. Sua taxa de cobertura está em 210. Lembrando que, se você usar nosso termômetro FIRE (clique na figura abaixo e teste o seu), você está beirando Lean FIRE. 300x seu custo mensal é a meta FIRE tradicional.

Termômetro e Tipos FIRE – Clique na imagem para testar onde você anda na sua jornada FIRE.

Como menciona que pode reduzir em 1.5k suas despesas se preciso, e incluindo sua previdência privada (mas não a casa), você tem mais de 3 milhões de reais. Pela regra dos 4%, você consegue tirar 10 mil reais ao mês brutos (lembre-se que imposto de renda é pago com esta renda também).

Quanto a sua pergunta “considerando que não terei que pagar a faculdade, já é possível me retirar do mercado, ou mesmo mudar de atividade, sendo que essa remunere significativamente menos que a atual? São necessários ajustes na carteira atual para entrar no período FIRE?” eu diria que sim, já é possível, caso não precise pagar a faculdade do seu filho; aliás, existe uma máximos nos EUA acerta disso – seu filho sempre conseguirá pegar um financiamento estudantil para pagar a faculdade mas você nunca conseguirá pegar um para se aposentar – Mudar de profissão, pegar mais leve, fazer algo que gosta mesmo que não pague muito é totalmente possível e encorajado neste momento. Além disso, lembre-se que qualquer adiamento no início dos saques só vai deixar seu plano FIRE mais sólido ou mesmo te catapultar para um Fat FIRE sem muito esforço extra.

Quanto a ajustes na carteira, eu diria que não é necessário por um fator que você mencionou. Dormir bem a noite. Para mim este é o teste definitivo para definir se seu nível de risco e conforto com o mesmo estão adequados. Sua alocação em renda fixa está alta e sua alocação em renda variável/FIIs aumentou muito desde o estudo original. Neste período tivemos um teste grande para eles que foi a pandemia e se você conseguiu dormir bem a noite mesmo com todo aquele pânico, acho que sua alocação está adequada, com um porém; sua renda e aportes aumentaram muito no período de trevas da pandemia; se não tivesse isto, você teria conseguido dormir mesmo assim? Fica a pergunta para reflexão – só você pode responder isso.

Quanto ao livro Die with Zero, entendo bem seu sentimento. Foi o mesmo que tive ao ler o livro, porém existe alguns contrapontos a serem feitos ao mesmo e que o Big ERN fez brilhantemente neste post. Matemática e sentimentos nem sempre falam a mesma língua e tem os mesmos resultados. É preciso cuidado e um melhor approach é Safety First segundo o Big ERN..

Enfim Aprendiz, só tenho a parabenizar pelo progresso, por nos ouvir, por adotar uma relação saudável com o dinheiro e por viver confortavelmente com um plano FIRE sólido. Continue no caminho que está muito próximo da linha de chegada. Basta saber o que você fará após declarar FIRE, afinal temos que ter um plano não só financeiro mas de vida para não nos frustrarmos com a vida FIRE. FIRE não é algo milagroso que ao chegar neste número tudo será um mar de rosas; muito pelo contrário, os problemas continuarão a existir, só mudar de contexto e passam a ser menos relacionados a finanças e mais a propósito de vida.

Abcs

AA40

PS: Quer seu estudo de caso? Preencha este formulário com sua história e números

Sair da versão mobile