Ícone do site AA40

Rebalanceamento da sua carteira: Como comprar na baixa e vender na alta

O que é o rebalanceamento de portifólio?

Uma carteira de ativos pré-definida (chamada em inglês de Asset allocation) é aquela onde você define previamente, considerando sua tolerância ao risco, o percentual do montante a investir em cada classe de ativo, seja renda fixa, ações, imobiliário, dividendos, ouro, etc.
O rebalanceamento é o processo chave que visa o realinhamento das porcentagens de uma carteira de ativos. O rebalanceamento envolve a compra ou a venda periódica de ativos em uma carteira para manter o nível desejado original de alocação em cada classe de ativo.

Por exemplo, suponhamos que você decidiu que uma alocação de ativos ideal para seu perfil de risco é de 20% de ações e de 80% de tesouro direto.
Após investir, se as ações tiveram bom desempenho durante um período (geralmente trimestre), a porcentagem de investimentos em ações da sua carteira pode passar a ser 35% agora visto que esta parte da carteira se valorizou mais. O investidor deve então decidir vender algumas ações e comprar títulos do tesouro para voltar a carteira para a alocação original ou alvo de 20/80.



Este é um método eficaz de comprar na baixa e vender na alta

Por que rebalancear?

Muitas vezes, essas etapas são tomadas para garantir que a quantidade de risco envolvido está no nível desejado do investidor. Como o desempenho das ações pode variar de forma mais dramática do que a renda fixa, a porcentagem de ativos associados às ações irá mudar com as condições do mercado. Se você manter 35% em ações agora e o mercado cair forte você vai perder muito mais do que se tivesse apenas 20%

Juntamente com a variável de desempenho, os investidores podem ajustar o risco global dentro de suas carteiras para atender às necessidades financeiras em constante mudança.

Da mesma forma, se a bolsa cair muito, os 20% cairão para 15% ou menos e RF será >80%. Passando dinheiro da renda fixa para ações pode fazer com que você compre ações na baixa e lucre com o eventual retorno do mercado.

Rebalanceamento de contas de aposentadoria

Uma das áreas mais comuns que os investidores buscam reequilibrar são as alocações dentro de suas contas de aposentadoria. O desempenho de ativos afeta o valor global, e muitos investidores preferem investir mais agressivamente em idades mais jovens e de forma mais conservadora à medida que se aproximam da idade de aposentadoria. A carteira idealmente deverá ser mais conservadora uma vez que o investidor se prepara para extrair os fundos para fornecer renda para a aposentadoria.

Freqüência de Rebalanceamento

Embora não haja um cronograma exigido para rebalancear um portfólio, a maioria das recomendações são de examinar as alocações pelo menos uma vez por ano. É possível ficar sem rebalancear um portfólio, mas isso geralmente reduz seu retorno e mexeria com o risco. O rebalanceamento dá aos investidores a oportunidade de vender ativos na alta e comprar outros na baixa, tirando de investimentos de alto desempenho e risco e reinvesti-los em outros que ainda não experimentaram um crescimento tão notável ou que sejam mais seguros.

Dica AA40: Algumas simulações indicam uma leve melhora de desempenho das carteiras rebalanceadas ao final de cada trimestre.

Adaptado de Investopedia
Sair da versão mobile