Ícone do site AA40

“All-in” em cripto moedas: Seu dinheiro não vale nada para você?

Risk taker – Foto by Lewis Hine
Um dos parágrafos que mais me marcaram no Livro “O Investidor Inteligente”  do Ben Graham é o seguinte:


“As pessoas que hoje dizem que a próxima coisa certa no mercado é o setor de tecnologia, ouro, energia, saúde ou qualquer outra coisa não são diferentes daqueles que apostaram todas suas fichas nas ‘ponto com’ na virada do milênio”.

Esta frase cai como uma luva para toda esta histeria com os bitcoins/altcoins de hoje. A história se repete a todo momento. Vários gestores de fundos gigantes de investimento desafiaram e desdenharam dos fundamentos de Benjamin Graham nos anos 2000 e nunca mais se recuperaram.
Como ele pregava, quando os investidores não se preocupam em perguntar o preço de uma ação é por que o perigo está perto. Imagina as cripto coins, que nem valor objetivo tem? O que Benjamin diria disto?

-Para ilustrar, há poucos dias li alguns comentários em um post na blogosfera onde um colega perguntava se em 2018 deveria focar em segurança ou arriscar mais.

Um comentário me chamou a atenção dentre os vários de colega que buscam a independência financeira. Este incentivava nosso blogger a dar all-in em cripto moedas e arriscar tudo para conseguir a IF rapidamente.
Para quem não sabe, o termo all-in significa pegar todo o seu dinheiro e investir em uma coisa só, neste caso, comprar tudo em bitcoins ou qualquer outra altcoin ou ambos.
Este comentário me deixou pensativo por algumas horas e até dias. Como pode haver alguém seriamente considerando colocar todo o seu patrimônio em um único ativo. Alguns problemas com esta lógica, para começar:
Vai pular sem paraquedas?

Claro que tudo isto que vai contra a filosofia FIRE, mas mais que isso, pergunto-me se é só o meu dinheiro que é conseguido com muito trabalho e muito suor nesta blogosfera? Nada contra quem queira arriscar tudo, afinal o dinheiro é seu.

Eu valorizo cada real ganho e jamais arriscaria a perder boa parte do meu patrimônio pois eu sei bem o quanto trabalhoso, sofrido e demorado e as renúncias que precisamos fazer para conseguir juntar uma quantidade razoável.
Pode ser que para este visitante o dinheiro venha mais fácil e não precise sofrer tanto para conseguir, mas creio eu que isto não é regra na blogosfera, mas exceção – espero.
Não seria muito mais razoável um investidor focar nos aportes em renda fixa, FIIs ou mesmo ações pagadoras de dividendos ao invés de tratar seu dinheiro como algo que fosse fácil conseguir e por isso arriscar a perder tudo para quem sabe dar a sorte de multiplicá-lo rapidamente? Afinal, isto aqui é investimento ou é um jogo para ver quem chega lá mais rápido?
Particularmente prefiro demorar mais para chegar lá, mas ter a certeza de chegar um dia do que arriscar tudo para chegar rápido e correr o alto risco de não chegar.

Agora se você for um fã de criptos, sucesso e faça o que quiser com seu suado dinheiro. Para alguns o dinheiro vem fácil, para outros é sacrificado, então cada um sabe o valor do seu e decide o que fazer com ele por sua conta e risco.

E você caro amigo que busca a IF, depois deste desabafo eu lhe pergunto, qual o real valor que o seu dinheiro tem para você ?  Comente abaixo

Sair da versão mobile