Ícone do site AA40

Maus negócios que dão certo e objetivos para 2018

Terminando de ler o livro “Eu quero ficar rico” do Maurício Hissa da Bastter.com me deparei com um parágrafo que pode muito bem ser aplicado a quem teve lucros astronômicos em cripto moedas e outros investimentos de risco em 2017:

O foco precisa estar sempre no processo de enriquecer e nunca no resultado. Ao analisar os resultados apenas e considerar que tudo que dá lucro é bom e tudo que dá prejuízo é ruim, terminará por investir mais em maus negócios que deram certo uma ou duas vezes apenas por sorte, abandonando bons negócios que por ventura tenham tido maus resultados iniciais

Cuidado pessoal, não abandonem a renda fixa por que a Selic caiu (ela pode voltar a subir em breve) ou o bom e velho buy and hold. Não girem capital e mantenham esta frase do Maurício Hissa em mente sempre:

Não é no que você investe, ou acertar o melhor investimento que faz você ficar rico. A riqueza vem da poupança mensal

Da mesma forma, Maurício sabiamente descreve que, para o pequeno investidor, só existem 4 investimentos a considerar para enriquecer via aportes constantes:

1) Renda fixa: Títulos públicos TD Selic e IPCA+

2) Bolsa: Comprar poucas e boas empresas constantemente, nunca vendê-las. Virar sócio.

3) Imóveis: FIIs ou imóveis quando a sua carteira for grande o suficiente
4) Moeda estrangeira ou Ouro: 5% da carteira unicamente para se proteger contra crises institucionais comuns em nosso país.

Objetivos reais para 2018

Como já sabemos, o foco deve estar sempre no processo e não no resultado, pois o ultimo sempre será consequência do processo.  Com isto em mente, devemos estabelecer metas para 2018 focando no processo e não no resultado.

Ao invés de estabelecer como meta ter um rendimento de x% ao mês em 2018, devo colocar como meta ler x livros, participar de um curso sobre investimentos, como produzir e ganhar mais no trabalho para poder aportar mais. Focar no como fazer para chegar lá.
Ao invés de colocar como meta acertar x operações de swing trade em 2018, devo colocar como meta poupar X% do salário em 2018.
Se poupar 10% do salário é fácil para você, coloque meta de 20%. Agora não coloque meta de 40% se esta for totalmente fora da realidade. Metas devem ser desafiadoras o suficiente mas serem alcançáveis ao mesmo tempo.
Metas fáceis não levam a mudança e não geram resultados. Metas muito difíceis levam a frustração e abandono do método.

Em 2018 não esqueça da fórmula da riqueza:

Riqueza=[(ganhos-gastos)*juros no tempo]. 
 
Você pode aumentar seus ganhos, diminuir seus gastos, melhorar a forma como investe aumentando os juros (e os riscos com isto). Até o fator tempo você consegue certo controle evitando girar seu patrimônio e aumentando o tempo dentro do mercado.
Lembre-se que se não vender não paga impostos (na maioria das vezes) nem taxas de corretagem. Foque na acumulação em 2018 e não gire capital !
Feliz 2018 by AA40

Sair da versão mobile