Lyndon Johnson foi o 36° presidente dos EUA, sucessor de John Kennedy após seu assassinato (1963 a 1969).
Embora não tão famoso quanto seu antecessor, Johnson, um democrata, era famoso por desenvolver e praticar suas regras de sucesso interpessoal. Basicamente regras sobre o que e como ele deveria fazer para gostar das pessoas e, em troca, fazer com que elas gostassem dele de volta.
Ele entendia como ninguém o poder considerável que qualquer um pode possuir se você não demonstrar sentimentos negativos em relação a seus semelhantes e usou isso para sua vantagem.
Presidente Johnson em 1966 (Fonte: Wikipedia) |
Johnson desenvolveu uma espécie de dez mandamentos do sucesso que ele praticou durante seus muitos anos enquanto ele subia ao auge do poder. Estes dez pontos são encontrados em muitos livros (como este que recomendo) e gostaria de compartilhar abaixo com nossos leitores para pensarem se isto faz sentido ou não.
1) Aprenda a lembrar o nome das pessoas. A ineficiência neste ponto pode indicar que seu interesse pelas pessoas não está suficientemente desenvolvido.
2) Sinta-se uma pessoa confortável, não pode haver tensão em estar com você. Seja uma pessoa “à moda antiga”
3) Adquira a qualidade de ser “relax” e fácil de lidar. Assim as pessoas e problemas não o pertubarão.
4) Não seja egoísta. Proteja-se contra a impressão de que você conhece tudo.
5) Cultive a qualidade de ser interessante para que as pessoas obtenham algo de valor da associação com você
6) Estude para identificar e corrigir os problemas de sua personalidade, mesmo os inconscientes.
7) Sinceramente tente perdoar ou esquecer, de forma honesta, todos os desentendimentos que você teve ou tem. Não se queixe.
8) Pratique o gostar das pessoas até que você aprenda a fazê-lo de forma genuína.
9) Nunca perca a oportunidade de dizer uma palavra de parabéns sobre a conquista de qualquer pessoa, ou expressar simpatia na tristeza ou decepção.
10) Dê força espiritual às pessoas, e elas retornarão carinho genuíno a você.
O ex-presidente costumava ler estas regras todos os dias e praticá-las. Ele focava a cada dia principalmente nas regras que ele achava que estava mais deficiente. Com o passar do tempo ele notou uma evolução enorme no como as pessoas o viam e o retorno emocional recebido em troca.
Se isto o levou a ser um político de sucesso em todas as esferas do governo americano até chegar a ser eleito presidente não há como saber, mas as regras parecem genuínas e baseadas em reciprocidade de tratamento.