Ícone do site AA40

Meu empregador me proíbe de abrir conta em corretora. E agora?

Não sabemos o quão comum é esta prática no Brasil, mas dentro do setor financeiro é muito comum empregadores como alguns bancos estatais, bancos de investimento, agências de regulamentação, rating e controles, além de firmas de auditoria e certificação, proibirem ou limitarem em que e como seus funcionários investem no mercado.

Algumas empresas (por meio do setor de compliance – clique ai para saber o que é isto) proíbem ou controlam as ações que seus empregados podem comprar e vender, outras vão além e proíbem de possuir conta em alguma corretora ou qualquer conta investimento.

Como já sabem, o AA40 está inserido na categoria mais restritiva e, por contrato, não me é permitido ter conta em qualquer corretora no Brasil. Também não achei qualquer legislação que proíbe o empregador de colocar estas cláusulas em contrato e como estou na fase de acumulação, melhor conviver com isto por enquanto.

Alternativas?

Felizmente me é permitido ter conta em banco estatal. A maioria dos bancos permitem investir em seus produtos de investimento, apesar das salgadas taxas de administração cobradas. Algumas opções disponíveis para quem não pode investir diretamente em ação são:

*Estes fundos mono-ações, apesar de possuírem salgadas taxas, podem lhe permitir ter acesso a renda variável de alguma forma. Estes fundos geralmente são D+4 e possuem IOF e IR regressivo, o que impede ou desestimula muito fazer trades curtos e por isso mesmo ainda são permitidos pelos departamentos de compliance da maioria das empresas.

Outras empresas ainda permitem o acesso ao Tesouro Direto via banco estatal, que pode ser uma boa opção ainda mais agora que isentaram taxas como as corretoras já o faziam.

Colocar em nome de parentes?

Antes de alguém fazer esta pergunta, geralmente os departamentos de compliance incluem qualquer familiar de até segundo grau na proibição além de monitorarem os CPFs diretamente no BC (ou COAF no caso de moeda) se for o caso de grandes instituições financeiras. Além disso com a declaração de imposto de renda dificilmente alguém irá querer emprestar o nome.

Nem pense em fazer isso no mundo conectado de hoje

Então, quando você ler aquelas matérias sensacionalistas no Infomoney [por exemplo esta e esta]  dizendo que você precisa abrir conta em corretora e que praticamente taxam você de “idiota” por não fazer, lembre-se que existe muita gente que não o faz por que não é permitido !

[Dá para morar no exterior e ter investimentos no Brasil? by Verios]

Outra opção?

Salvo multinacionais, geralmente investir no exterior é possível,  caso nada proibindo isto esteja em seu contrato de trabalho ou política de compliance da sua empresa.  Pode ser possível você fazer com o nosso colega VdD e investir no exterior via corretora estrangeira.

E você caro leitor, é um sortudo que trabalha em empresa sem restrições?

Você já teve ou tem alguma restrições do seu empregador para investir no mercado via corretora? Conte-nos abaixo:


Sair da versão mobile