Ícone do site AA40

Como a nova Base Curricular Comum coloca a educação financeira?

Alguém parou para ler o que abrange a nova Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental e médio ?  Será que o MEC agora colocou a tão necessária educação financeira?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – leia aqui –  é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento,
em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE) do MEC.

Fiquei curioso ao ver notícias e artigos sobre a mesma sendo veiculados e resolvi pesquisar para ver se encontrava a tão necessária educação financeira incluída na tão badalada BNCC que o MEC se orgulha tanto.

Para minha surpresa, encontrei algumas poucas referências sobre quando e como o tema da educação financeira deverá ser abrangida na sala de aula.

Na página 267 da BNCC/2018 encontramos que a temática da educação financeira deverá ser abrangida nos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Matemática sob a temática números.

Veja um recorte:

Fonte: Página 267 da BNCC-MEC

Vejam que além da temática estar dentro da matéria matemática/números, o que já indica que a abordagem será puramente numérica, ou seja, o aluno será levado a fazer algumas continhas mas não será estimulado a pensar sobre o assunto e muito menos será explicado o que é um ativo financeiro, passivo,  tesouro direto, ações, por que poupar, aposentadoria, investimentos, etc. Isto não será tratado por um profissional de finanças ou alguém com conhecimento mínimo de investimentos e o mundo a parte que isto é, mas sim por um professor de matemática que já possui uma carga enorme de conteúdo a ser passado durante o ano.

Além do mais, claramente nota-se na descrição que a questão será abordada “se der tempo” haja visto o termo “Outro aspecto” denotando sentido secundário e interdisciplinariedade com questões culturais, sociais, políticas e psicológicas – uma sugestão que praticamente indiretamente denota que deve ser adotado um discurso socialista, quase que anti-capital.

O que podemos esperar que nossos filhos aprendam sobre educação financeira na escola quando ela será (isso se for) abordada sob este aspecto? O fato é que não podemos esperar, temos que agir, afinal somos o 74o no ranking de educação financeira no mundo e francamente acho até uma boa posiçào por que não vemos nada sobre isso na escola – Nada !

Comentem abaixo e compartilhem para que ao menos possamos cobrar de nossas escolas que abordem o tema e possamos também nos oferecer para palestrar e promover a educação financeira junto as escolas de nossas comunidades, afinal nem só de internet e blogs a comunidade FIRE é feita! Aliás, esta seria uma perfeita ocupação para nós desenvolvermos após e até mesmo antes de atingirmos a independência financeira, o que acham?


Sair da versão mobile