Ícone do site AA40

Focus Investing: O jeito Warren Buffet de investir

Um dos melhores capítulos do livro “The Warren Buffet Way” na minha opinião é o “Managing Your Portfolio“.

Fonte: Amazon (Copyright © 2005 by Robert G. Hagstrom – All rights reserved)

Buffet sempre defendeu que, para o investidor que não sabe nada de mercado e análise fundamentalista, utilizar um fundo ou ETFs de um índice que englobe o mercado amplo é a melhor chance de se dar bem na bolsa. O resultado será uma média, nem melhor nem pior do que o mercado como um todo.

Claro que o Buffet não é um investidor que não sabe nada, pelo contrário, ele talvez seja o que mais sabe tanto que ele é considerado o guro do mercado. Claro então que os investimentos dele (via Berkshire) não é via estratégia de indexing. Mas se não é esta, qual seria a estratégia de Buffet?

A estratégia é a chamada Focus Investing. Escolher algumas empresas cuja probabilidade de produzir retornos acima da média do mercado por um longo tempo é alta. Colocar uma boa parte de seu capital nelas e ter a força de mante-las durante qualquer ação do mercado no curto prazo.
Você acha que uma empresa como a Coca Cola vai deixar de existir e dar lucro daqui 30 anos ? É assim que deve pensar.

As 5 regras de ouro do Focus Investing

  1. Concentrar seus investimentos em empresas excepcionais muito bem geridas
  2. Limitar-se a um número de empresas que possa verdadeiramente entender seu negócio. De 10 a 20 é o número. Mais de 20 é pedir para ter problemas
  3. Escolher as melhores das melhores e colocar o grosso do dinheiro nelas
  4. Pensar para o longo prazo; de 5 a 10 anos no mínimo
  5. Volatilidade acontece, ignore-a.

Aqui uma das coisa que só aqueles que realmente entendem bem do mercado podem colocar em prática. A escolha de apenas boas empresas. Não é do dia para a noite ou lendo alguns livros que você aprenderá a fazer isso. É preciso tempo e experiência. Até chegar lá continue indexando.

O livro também menciona que com 15 ações bem selecionadas você tem cerca de 85% de diversificação. Você não pode estar envolvido na gestão e análise de 50 ou 75 empresas. Este é o estilo Arca de Noé de investir e você terminará com um zoológico.
[Mesmo hoje em dia a gigante holding Berkshire Hathaway Inc que possui 377 mil funcionários, e dentre todas empresas da holding está sua empresa de investimento que conta com muitos funcionários e dezenas de analistas e gurus não tem um portfólio tão grande assim. Veja aqui a lista atualizada]

O livro cita que quando a American Express (NYSE: AXP) teve um problema (um escândalo) e o preço caiu quase 50%, Buffet colocou 40% do dinheiro de sua empresa na American Express (hoje ele é dono de mais de 17% da AXP). No fundo ele sabia que este escândalo em nada mudara o valor intrínseco da empresa. Resultado: Dois anos depois tinha $20 milhões de lucro – Aproveitar estas boas oportunidades e apostar alto sem medo quando a empresa é boa é uma das características de Buffet e se pensarmos bem poderíamos ter feito isto aqui no Brasil em 2017 com o escândalo da delação da JBS que derrubou o Itaú (e outras boas empresas privadas) em 40%; o que este escândalo afetou o valor intrínseco do Itaú? N-A-D-A.  Quem comprou (ao invés de vender) naquele dia se deu muito bem. 

Dica: O mesmo pode estar acontecendo agora com as ações da AT&T nos EUA, fique de olho.

Seja paciente, se a empresa for boa e bem gerida, o retorno vem, mais cedo ou mais tarde, só é preciso esperar. Não entre em pânico com os bumps (Mudanças bruscas de preço devido a notícias e escândalos). Só venda a empresa quando ela não for mais bem gerida ou perder suas qualidades.

→Pessoas que acham que conhecem um pouco de mercado e de análise de empresas provavelmente não devem investir só usando o focus investing, mas sim utilizar as duas estratégias em conjunto, por exemplo, indexar 60% a 80% da carteira e usar os princípios da seleção de ótimas empresas para o restante do portfólio.

Riscos

Buffet vê como risco a volatilidade dos preços, mas não da maneira que a maioria vê. Para ele, uma queda brusca dos preços é uma redução do risco da mesma.

Outro risco é de fazer um mau julgamento da projeção de lucro futuro de um empresa além dos fatores incontroláveis como impostos e inflação.

Outro fator que mitiga o risco é o tempo. Quanto maior o horizonte de investimento, menor o risco.

Quando você muda seu horizonte de investimento para vários anos (ao invés de day-trade ou swing trade), a probabilidade de sucesso muda para o seu lado significativamente.

É sempre muito interessante saber como pensa um dos maiores investidores da nossa era e como ele obteve tanto sucesso. Pensar diferente da maioria; ser ganancioso quando os outros estiverem com muito medo; fazer diferente. Talvez sejam estas as principais características desse gênio.


Sair da versão mobile