Ícone do site AA40

Como saber se tivemos sucesso ou não na jornada FIRE ?

Quem está em busca de FIRE (independência financeira e aposentadoria antecipada) como nós, muitas vezes, acaba perdendo a noção do que realmente estamos buscando como objetivo e este objetivo não é dinheiro, embora ele seja o instrumento.
Buscar FIRE é interessante por que coloca uma perspectiva a sua vida profissional. FIRE te dá propósito e poder para decidir o que vai consumir ou não vai consumir. Ainda mais legal é ver o patrimônio crescer todo mês e gerar dividendos que geram mais dividendos que geram mais patrimônio. Porém a parte mais fácil da jornada FIRE é saber quanto precisamos acumular. Pela TSR você está careca de saber que basta multiplicar o valor mensal desejado por 300 e este é sua meta de patrimônio. Mas a parte não financeira é que realmente vai definir seu sucesso como um FIREe*.
Estamos nos perdendo neste ciclo e esquecemos qual o real propósito desta jornada. A independência, a paz e tranquilidade no final da jornada e isto não é apenas sobre ter dinheiro e sim sobre liberdade, tranquilidade, sossego e paz. Conseguir obter isso vai definir se tivemos sucesso ou não na jornada e não o número que seu patrimônio atingir no final.
Muitas pessoas ficam dois dias na praia e já não suportam o não ter nada para fazer
Muitos FIREes* espalhados pelo mundo estão extremamente infelizes, embora tenham milhões em suas contas. Isto por que não se prepararam para a chegada e pelo caminho ficaram obcecados em construir um patrimônio que agora não conseguem mais parar e curtir a vitória. Sentem tanto a necessidade de continuar a poupar, investir que se esqueceram totalmente do real objetivo ! Já houveram casos de suicídio, drogas, depressão.
Em muitos outros casos, o sucesso do indivíduo está ligado ao cargo e a empresa em que ele trabalha, a competição, os projetos e a vida social. Isto tem mais importância para ele do que viver uma vida de paz, liberdade e sossego. 
Portanto, conhecer-se antes de chegar ao final da caminhada FIRE é muito, MUITO importante. Diria que é tão importante quanto o patrimônio que precisará acumular. 
Se você medir seu sucesso baseado em status social, cargo, empresa onde trabalha, amigos importantes que tem, sem falar ainda em objetos materiais que possui (mansão, carros, joias, etc), REPENSE agora. FIRE não te fará feliz !

E você, como está se preparando para a parte não-financeira da sua vida FIRE?

*FIREe – Pessoa que atingiu a independência financeira e/ou se aposentou precocemente com seus próprios recursos




Sair da versão mobile