Ícone do site AA40

Você fica envergonhado ao pedir/tirar férias?

Você preparou tudo para as férias perfeitas. O roteiro, passagens, hotéis, pacotes, etc. Só falta uma coisa: Pedir ao seu chefe para tirar suas férias.

Férias ainda é visto como algo detrimental em muitas culturas

Nos EUA é muito nítido o nervosismo e a ansiedade que os subordinados e até chefes sofrem ao solicitar uma semana ou duas de férias. A questão lá é cultural já que o trabalho é visto como algo fundamental que define quem você é, algo que pode ser um choque para um brasileiro já que a responsabilidade para com a empresa parece ser muito maior que no Brasil. Além disso lá as férias geralmente não são remuneradas e a competição é maior;
Pesquisas mostram que as férias são benéficas tanto para os funcionários quanto para os empregadores, mas as solicitações de folga nem sempre são naturais.
Seja intencional ou não, a reação de um gerente ou colega de trabalho às ausências pode dar um tom prejudicial aos pedidos de férias. Medo da reação dos superiores, uma promoção que pode não vir ou até receio de deixar colegas em apuros ou sobrecarregados pode fazer com que um trabalhador evite usar seus dias de férias que tem direito.

Três razões por que 49% dos trabalhadores americanos não tirarão férias neste verão

Os importantinhos

Há uma outra classe de pessoas que evitam tirar férias, mas o motivo é outro. São chamadas de vacation avoiders. Geralmente são pessoas em cargos um pouco mais altos que adoram se sentir importantes, necessárias e indispensáveis para a empresa andar. Tirar uma semana de férias faz com que elas se sintam desnecessárias ou menos importantes para a vida da empresa então elas evitam isso, não se dando conta que prejudicam a empresa e a si mesmas.

Empregadores e chefia

Empregadores e chefes também precisam ter a mentalidade de que férias são benéficas para ambos e provar isso na prática evitando ligar ou enviar emails pedindo respostas durante o período fora e muito menos fazer comentários no retorno do tipo “Como foram suas longas férias?” ou “Finalmente voltou” que parecem ser comentários inocentes mas enviam sinais subentendidos
E você caro leitor, tem medo de pedir para sair de férias? Já teve experiências em outros países sobre o tema? Conte-nos abaixo: 




Sair da versão mobile