Ícone do site AA40

Orçamento: Um valor que PODE ser gasto, não que DEVE ser gasto !

Criar um orçamento nunca é fácil. Pode-se levar meses ou mesmo anos para aperfeiçoar o processo. Além disso, a vida está sempre mudando, então um orçamento que funcionava há alguns meses pode não funcionar necessariamente agora. Na verdade, mesmo a pessoa mais detalhista muitas vezes tem dificuldade em criar um orçamento que funcione.

A regra número 1 dos orçamentos

Um orçamento é um valor máximo que PODE ser gasto e não um valor que DEVE ser gasto. Se sobrar dinheiro em um determinado item, este deve ser direcionado para o item INVESTIMENTOS ! Evite fazer orçamentos que “rolem” o valor de um mês para o outro.


As pequenas grandes coisas

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas acham que orçamentos não funcionam e são tão difícil de fazer é porque existem muitas despesas diferentes para acompanhar. Os grandes items, como habitação e alimentação são óbvios. Mas há muitas pequenas coisas que nos esquecemos, que podem inutilizar um orçamento desde o início e fazer com que você estoure-o no final do mês.
Orçamentos devem ser reavaliados trimestralmente. Exemplo: Se você se mudou para um lugar onde o aluguel é mais barato. O valor orçado para aluguel deve ser reduzido igualmente e não mantido no mesmo valor e o dinheiro da diferença ser usado para outra coisa !

Na próxima vez que avaliar o seu orçamento, considere estas seis despesas que as pessoas geralmente esquecem:

1) Festas: Aniversários, casamentos, formaturas, etc. Custos com a viagem, roupas, presentes e outros podem facilmente extrapolar seu orçamento. Tenha sempre algum item no seu orçamento para estas despesas inesperadas que na verdade não são tão inesperadas assim.

2) Animais de estimação: Todos amamos nossos bichinhos de estimação mas não podemos negar que eles custam dinheiro para manter. Banho, tosa, vacinas, veterinário e outros nunca podem ficar fora do seu orçamento caso tenha um pet.

3) Café / Sorvete / Doces: Praticamente todos fazemos isto. Aquela passadinha na padaria ou cafeteria para tomar um cafezinho, café da manhã na padaria, um doce depois da refeição, sorvete de vez enquanto? Isso tampouco pode ficar fora do orçamento.

4) Manutenção do Carro e/ou Casa: O sonho de muita gente é ter uma casa própria e um carro, mas muitos esquecem de colocar na ponta do lápis o quanto isto custa para manter. Troca de pneu, óleo, bateria, amortecedores, pintura do apartamento, etc. Tudo isso soma muito no final do ano.

5) Você: Com tantos itens no orçamento facilmente esquecemos de deixar um item para um agrado de vez enquanto. Um corte de cabelo, salão para as mulheres, um sapato novo, roupas, etc. Além de aumentar a auto-estima e melhorar o humor, é essencial rastrear estes gastos e mantê-los em níveis razoáveis.

6) Fundo emergencial: Se você ainda não tem seu fundo de emergência para imprevistos, precisa ter este item no orçamento e juntar todo mês de modo que tenha no mínimo 6 meses de salário líquido nele. Cabe ressaltar que este fundo deve ser usado para imprevistos realmente e não para algum dos itens acima. Uma troca de pneu do seu carro não é emergência mas sim totalmente previsível pois eles tem vida útil e é observável.

Um jeito fácil de identificar itens não orçados é ver no orçamento do ano passado e observar aqueles gastos que não entraram em nenhuma categoria que você tinha orçado – geralmente classificados como miscellaneous ou diversos e outros. Está na hora de colocar umas linhas a mais no seu orçamento e rebalancear seus gastos. Boa sorte e verás que não se arrependerá em fazê-lo!

Dica:Utilize algum aplicativo para fazer e acompanhar seu orçamento como YNABMobilisGuiaBolso ou outro.


Sair da versão mobile