Ícone do site AA40

Mini-Aposentadorias no caminho FIRE. Veja as vantagens

Quem se liga na comunidade FIRE norte-americana deve ter lido a entrevista da Jillian ao Millennial-Revolution e ao JLCollins nesta semana (Se não leram recomendo ler). Eles mostram uma história única de como uma uma família com 6 filhos e salários baixos conseguiram atingir a IF, mas o mais interessante é como eles conseguiram curtir FIRE antes de se tornarem FIRE, usando o as mini-aposentadorias.

Não vamos reproduzir a entrevista aqui pois você pode ler nos links acima, vamos apenas comentar e tirar o mais importante dela para compartilhar com você que ainda está na luta pelo inglês:
Source/Fonte: Site millennial-revolution.com
 A Jillian conta sobre as mini-retirements”: 

Eu sou uma grande fã de mini-aposentadorias. Elas são mais acessíveis, mais práticas e mais fáceis de começar do que o FIRE. Você nem precisa sair do seu emprego. Depois de ter um pouco de liberdade financeira, é possível negociar um mês de folga. Um mês de folga, gasto com sabedoria, pode mudar a vida. Se você está exausto, cansado ou precisando de alguma aventura e inspiração, um mês pode levar você muito longe.

Interessante não? Em uma das 4 mini-aposentadorias ela conta que eles tiraram antes mesmo de se tornarem FIRE ela viajou pelo país (EUA) e encontrou duas casas velhas que compraram por um preço muito baixo e reformaram para alugar e hoje vivem com esta renda (alem de outras). Coisas assim não se pode fazer quando estamos presos dentro de um escritório o dia todo.
Outra coisa que chama a atenção são as razões pelas quais ela gosta tanto das mini-retirements e enumera:

  1. Mais acessíveis: Pode demorar décadas para você alcançar FIRE, mas condições para se sustentar por um tempo sem trabalhar é possível em poucos anos.
  2. Se recuperar do estresse e recuperar sua saúde: Uma das maneiras de se recuperar física e mentalmente é tirar um tempo para descansar e pensar. Não conseguimos ser criativos quando fatigados.
  3. Tempo: Tirando um tempo agora, por exemplo, se seus filhos são novos, pode ser único. Daqui a 10 ou 15 anos eles não estarão mais disponíveis para você fazer as coisas, visitar lugares e fazer memórias
  4. Testar o plano FIRE: Quem não tem receio de iniciar sua vida FIRE diretamente, sem testar antes? Pois as mini-aposentadorias permitem este teste de percepção pessoal e financeira
  5. Começar algo novo: Em seu trabalho diário possivelmente você não terá tempo e estímulo para iniciar algo novo, um hobby, aprender algo novo, escrever, tocar um instrumento, etc.
  6. Menos arriscado: Abandonar a profissão para sempre e nunca mais receber um tostão pelo seu trabalho pode ser algo que te deixe pensativo. Tirando um tempo sem o compromisso de não voltar mais a exercer sua profissão tirará um peso do seu plano e suas costas.
  7. Mais fácil explicar: Aposentar-se cedo pode gerar muitas perguntas difíceis de responder e mesmo certa discriminação (do tipo vagabundo). Tirar estes períodos sabáticos são muito mais fáceis de explicar se tiver que.

 Muitas pessoas pensam que fazendo isso vai adiar ainda mais FIRE, mas na verdade estas mini-aposentadorias vão permitir você experimentar se é isto realmente que você quer para o resto da vida:

As mini-aposentadorias também nos deram a chance de descobrir como realmente queríamos que nossa vida se parecesse. Muitas vezes as pessoas trabalham em um plano de FIRE por uma década, com base em uma suposição do que eles acham que vão querer, apenas para descobrir, eles realmente não querem essa vida.

[Chautauqua FIRE em Portugal em Set. 2019 – confira ]  
Claro que não são só vantagens. Você que, assim como eu, tem um emprego de alta demanda que não te permite negociar e tirar tempo livre dificilmente poderá fazer isto ou terá que recomeçar a carreira de baixo, mas quem tem um emprego regular de fácil recolocação é uma opção bem interessante.
E você caro leitor, leu a entrevista? O que achou das mini-aposentadorias no caminho FIRE? É algo que você faria? Comente abaixo

Citação e crédito total as entrevistas publicadas por M-R e jlcollins




Sair da versão mobile