Ícone do site AA40

Respeite seu corpo: O que pretendo fazer no ano novo

Começamos mais um ano de trabalho árduo em busca, é claro, de mais dinheiro para chegar a nossa vida FIRE. Afinal ninguém trabalha se não for por dinheiro, certo?

Nesta busca frenética pelos nossos objetivos de vida, muitas vezes, nos descuidamos na nossa saúde e do nosso corpo.

Dados os problemas de saúde que compartilhei com vocês no último ano, este ano o AA40 decidiu tomar algumas iniciativas (não promessas mas tentativas) para ter um respeito maior com o próprio corpo e saúde. Gostaria de compartilhar algumas das iniciativas que estou tomando e que vocês também podem tomar.

1) Evitar beber como um gambá: Não que isto seja um problema em minha vida atualmente mas sinto que aquela cerveja já não cai como antes. Algumas a mais e os rins parecem que não conseguem mais trabalhar facilmente como antes.

Cervejas mais encorpadas, de trigo e artesanais são ainda piores para a eliminação pelo corpo.

Ação: Beber com moderação, apenas em ocasiões sociais. Dar preferência por vinho que entende-se fazer bem a saúde.

2) Ir ao banheiro quando o corpo pedir: Pode parecer maluco mas muitas vezes estamos em meio a uma reunião importante ou um projeto, uma viagem e seguramos nossas necessidades fisiológicas além do normal e isto é terrível para o corpo.

Ação:  Quando o corpo pedir você deve ir e eliminar as toxinas o mais rápido possível. O resto pode esperar!

3) Monitorar seu corpo: Muitas pessoas nunca mediram a pressão arterial, a glicose, batimentos cardíacos, etc. Muitos quando o fazem podem descobrir problemas tarde demais.

Monitore com certa frequência (ao menos duas vezes ao ano) sua pressão sanguínea, sua glicose ou ainda melhor, faça um check-up médico assim que possível. Não deixe para depois. Se cuide!

Ação: Comprei um bom monitor de pressão arterial já que tenho hipertensão. Consulta anual agendada para Abril. Usando uma Smart band.

4) Beber muita água: Manter-se hidratado é fundamental para manter a saúde. Todos os processos químicos e de excreção de toxinas depende da água no organismo. Coloque uma garrafa com água na sua mesa de trabalho e consuma ao mínimo 2 litros por dia.

Ação: Finalmente vou utilizar aquele container térmico de água que a empresa deu.

5) Tentar dormir mais: Difícil tarefa para quem tem insônia como eu mas é preciso. Se você também tem insônia fale com seu médico. Ter ao mínimo 7 horas de bom sono por noite é muito importante para manter a sanidade mental e corporal.

Ação: Meu caso é médico e fui receitado medicamento para dormir. Vou tentar reduzir a utilização de medicamento e obter boas noites de sono mesmo assim comendo menos a noite e reduzindo exposição a luz azul a noite.

6) Cuidar mais da alimentação: Algo muito difícil é ficar sem jantar como muitos fazem. Pular o jantar não é bom para a saúde então precisamos selecionar melhor o que comemos a noite. Evitar comer muito e comer uma proteína como carne e uma salada é a melhor pedida e isto pode auxiliar também a ter uma boa noite de sono, sem algo pesado no estomago que dificulta o sono.

Fazer um pequeno lanche entre as refeições principais também pode evitar que se coma demais.

Focar em um café da manhã mais reforçado também é uma boa estratégia para um bom dia de trabalho, com energia e sem cansaço.

Ação: A noite apenas uma carne e salada ao menos 5 vezes por semana.

7) Exercícios: Fazer exercícios físicos ao menos 3 vezes por semana é algo que precisa ser colocado como prioridade. Fazer uma caminhada ou corrida, andar de bicicleta, frequentar uma academia se seu orçamento comportar deve se tornar um hábito de saúde.

Você que não gosta ou não tem tempo, existe o programa “Exercício de 7 minutos” que é cientificamente confirmado que funciona para manter o condicionamento físico e perder calorias e você só precisa de uma cadeira e uma parede.

Ação: Aplicativo 7-minute workout; usar academia grátis no prédio da empresa ao menos 3x na semana no horário do almoço ou após o expediente.

8) Saúde mental: Talvez essa seja a mais importante e a mais difícil de cuidar. Como não se estressar no trabalho? Como “ligar o foda-se”? Como ser mais otimista e positivo?

Juro que vou tentar respirar fundo, ignorar mais coisas, deixar de cumprir alguns prazos, focar no que é maior e mais importante primeiro, mas este será o desafio em 2019. Manter a saúde mental até o final do ano.

Ação: Para tentar minimizar isto estou planejando dividir minhas curtas férias em duas ou três partes de uma semana ou menos (lembrando que nos EUA temos direito a apenas 16 dias de férias não remuneradas) em períodos bem distribuídos durante o ano.

E vocês caros leitores, o como estão tratando da sua saúde, do seu corpo e da sua mente? Alguma dica? Deixe abaixo:

Sair da versão mobile