Ícone do site AA40

Os Sinais: Quando até o engraxate está investindo na bolsa

Você já deve ter lido ou ouvido falar desta história do pai do Presidente americano John Kennedy, o Sr. Joseph Kennedy. Joseph fez fortuna na bolsa na década de 20 e 30. Em 1925 ele se perguntava, como alguém pode não investir na bolsa e ganhar dinheiro fácil? Não era para menos, era só comprar que em meses dobrava de valor seu capital. Depois de ter feito fortuna com ações no mercado altista da década de 1920, Joe Kennedy viu-se precisando polir seus suntuosos sapatos italianos. Enquanto estava sentado na poltrona do engraxate, Kennedy ficou alarmado ao ver que o engraxate o presenteou com várias dicas sobre as ações que ele deveria ter – sim, até o engraxate estava fazendo dinheiro no mercado de ações.

Desigualdades sociais a parte, a chave da questão são os tênues sinais que podemos observar quando o mercado está para mudar.
Fique atento os pequenos sinais

Este conselho não solicitado resultou em um momento de mudança de vida para o Kennedy, que prontamente voltou ao seu escritório e começou a vender sua carteira de ações. Na verdade, ele não apenas saiu do mercado, ele agressivamente operou vendido – e ficou ainda mais rico e poderoso por causa disso durante o crash da bolsa logo a seguir.

O problema com esses sinais é que, embora eles sejam muito óbvios em retrospectiva, eles não são tão fáceis de ver em tempo real. Em 1929, o pai de JFK, Joseph Kennedy, pegou um desses sinais sutis e não apenas saiu quase no topo, ele também teve um enorme lucro indo na contramão.

Relação com o hoje em dia?

Isto pode estar acontecendo no Brasil de hoje. A bolsa sobe agressivamente e todos são especialistas nela. Alguém lembra a ultima vez que isto aconteceu? Alguém ai pensou Bitcoin acertou! Você abre uma página de notícia na mídia e vê inúmeros comentários sobre a bolsa. De uma hora para outra (no topo histórico) todo mundo sabe investir na bolsa e está fazendo dinheiro com isto no estilo Bettina (palhaçada da Empiricus chega a Bloomberg)

Isto não lembra um pouco como o que aconteceu com o Kennedy?

Pode ser que não afinal a bolsa passou quase uma década caindo e uma hora iria subir e pode ir até 125k pontos, 200k quiçá 500k (😜)  ninguém sabe. Pode ser que sim afinal a bolsa subiu até 100k pontos só baseado em expectativas de aprovação de reformas que não parecem nada aprovadas além do investidor estrangeiro ainda não ter entrado na B3 para valer mostrando muita desconfiança e a economia mundial estar em franco declínio rumo a recessão. Enfim, como sempre, ninguém está falando aqui invista ou não invista na bolsa, mas é legal tentar ver os sinais por ai. E você, onde anda “engraxando seus sapatos” ?


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile