Ícone do site AA40

A inflação do seu estilo de vida

A inflação do seu padrão de vida (ou lifestyle inflation em inglês) refere-se ao aumento quase automático dos gastos quando a renda aumenta.

A inflação devido a mudança do padrão de vida geralmente ocorre quando se passa da vida de estudante a vida de empregado em tempo integral.

Você lembra como e em que condições vivia quando era um estudante universitário? Eu, por exemplo, não tinha carro, nem bicicleta, não tinha apartamento próprio. Vivia na casa do estudante universitário público, compartilhando o mesmo dormitório com colegas, cada um com apenas uma escrivaninha e uma cama tipo beliche. Trabalhava meio período que mal rendia para comprar comida e roupas. Livros não podia comprar então “tirava xerox” dos amigos que podiam comprar. A frugalidade era máxima embora sejam tempos que me trazem muitas saudades principalmente das amizades, despreocupações e simplicidade de viver a vida.

Por mais que você tente não inflacionar seu padrão de vida ao longo dos anos, é praticamente impossível não o fazer. Quanto mais você recebe, mais você tende a gastar. Até as pessoas da comunidade FIRE não escapam disso. Um médico que gaste 10 mil reais por mês é considerado frugal.

As pessoas tendem a aumentar seus gastos cada vez que sua renda aumenta, porque acreditam que os bens e serviços adicionais que estão comprando os tornarão mais felizes e agora são coisas necessárias e não mais vistos como luxos como outrora eram. Muitas vezes, essas compras, bens e serviços não torna as pessoas mais felizes e é então que FIRE passa a ser uma saída, já que com o passar do tempo e mais maturidade, o “ser” se torna mais importante do que o “ter”.

Estratégias para evitar a inflação no estilo de vida

Orçamento: O velho e bom orçamento é chave. Um aumento, depois de descontados impostos, descontos e despesas é geralmente muito menos do que você imagina inicialmente. Definir seus objetivos financeiros deverá ser um guia para forçar você a economizar ao invés de aumentar seus gastos só por que pode.

Crie memórias: Considere gastar menos com objetos materiais e considere investir em experiências de vida. Viajar de férias ou se inscrever para um curso pode criar memórias que lhe trará satisfação maior e mais duradoura além de experiencia de vida. Talvez você precise ter uma certa idade para entender isso.

Conviva com pessoas de hábitos semelhantes: “Me diga com quem andas e te direi quem é”. Conviva com pessoas com gostos e hábitos de consumo mais parecidos com os seus. Evite os “Joneses” que querem aparecer e mostrar para os outros o que não possuem pois o levarão pelo mesmo caminho espinhoso.

Invista o excesso de imediato: Se estiver feliz com seu padrão de vida, no momento que ganhar um extra retire de sua conta corrente imediatamente. Invista em algo com menos liquidez e já considere isto no seu patrimônio total. Ninguém gosta de ver seu patrimônio total diminuir então você pensará 10 vezes antes de retirar dinheiro de sua carteira para gastar.

Uma renda maior ajuda você a alcançar mais metas financeiras à medida que avança na vida. Porém aquele sentimento que você tem o direito de gastar mais pois ganha mais ou para provar seu sucesso é muito perigoso. Lembre-se sempre de que seu sucesso e bem estar não deve estar vinculado a bens materiais, mas sim como você coloca seu dinheiro para trabalhar para você e seus objetivos de longo prazo, tanto financeiros quanto pessoais.

Você já experimentou a inflação no estilo de vida? Nos conte abaixo como era a vida no tempo de estudante de como é agora:


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile