Ícone do site AA40

Ansiedade, depressão e o excesso de informação na tomada de decisões de investimento


Um estudo de 2014 realizado por duas professoras da Universidade da Califórnia em San Diego correlacionou o número de hospitalizações de investidores na Califórnia por três décadas e descobriu que as flutuações diárias nos preços das ações tiveram um impacto quase imediato na saúde física dos investidores. Quedas acentuadas no mercado tiverem uma alta correlação com os números de internações nos dois dias seguintes a queda.
O efeito constatado sobre a saúde mental, como ansiedade, ataques de pânico e depressão foi ainda mais alto. Por exemplo, os pesquisadores analisaram a Black Monday (19 de outubro de 1987- quando o mercado de ações norte-americano caiu quase 25% em um dia). As internações hospitalares na Califórnia aumentaram mais de 5% no mesmo dia, o que, segundo os autores, sugere que o declínio das ações tem um impacto quase imediato no estado psicológicos dos investidores. Nos dias seguinte, as internações voltaram ao normal.

Lendo alguns livros e matérias sobre a psicologia do mercado e dos investidores é possível notar claramente que aquela máxima do mercado que não se pode deixar as emoções dominarem é pura falácia. Ninguém consegue fazer isto simplesmente por que somos humanos e não robôs.

Até mesmo quem opera com robô no mercado eventualmente analisa os resultados dos mesmos e o ativa e desativa ou altera seus parâmetros de forma emocional, querendo ou não.

Se você é daqueles, assim como alguns amigos, que querem que o final de semana acabe logo para poder voltar a tredar e acompanhar o mercado na segunda-feira, cuidado, isso pode ser ansiedade clínica e poderá entrar para as estatísticas como no estudo citado acima!

 
 


Parte da culpa é da blogosfera

A ansiedade e a depressão são fatores que agravam ainda mais o já delicado estado emocional dos investidores em geral. O excesso de informações proporcionado pelo quase ilimitado número de veículos de mídia nos dias atuais não ajuda em nada.

Falando em FIRE e na blogosfera, também temos culpa. A quantidade de resultados publicados pelos colegas quase sempre é uma fonte a mais de pressão sobre os novatos que estão começando. Quando se deparam com resultados extremamente bons (estranhamente os ruins não vemos muito) dos colegas mais experientes, o investidor novato fica extremamente ansioso e com aquele medo de estar perdendo a onda (FOMO em inglês) ao comparar com seus resultados iniciais, que, em média, é logicamente esperado que sejam bem menores.
Temos que ser responsáveis quando publicamos estes dados na rede e colocar quantos anos de experiência e conhecimento aquele blogger já tem, pois querendo ou não, temos muitas pessoas que seguem o que publicamos. Já ví publicações absurdas do tipo que fala que se o indivíduo tem apenas mil reais ele deve mais é arriscar tudo numa small cap ou cripto e tentar a sorte.
Isto pode levar a tomada de risco maior do que o perfil pode suportar e, na ocasião de uma queda mais acentuada, levar a um forte abalo emocional e, por ventura, até um abandono do mercado como aconteceu em massa em 2008 nos EUA onde ma maioria dos chamados millennials nunca mais voltaram a colocar dinheiro no mercado financeiro, são poupadores apenas, ou pior, gastadores e estarão fadados a uma terceira idade passando necessidades ou tendo que trabalhar até morrer.

 

 


O que fazer para minimizar o fator psicológico na tomada de decisão?

Assumir risco e estresse sem motivo causa ansiedade a qualquer um. Faça uma estratégia de investimento do tipo SWAN (Cisne em inglês e também as iniciais de Sleep Well at Night – Durma bem a noite) e foque na sua carreira ao invés de gastar todo seu tempo acompanhando o mercado. Podendo dormir bem a noite significa que seu perfil de risco da sua carteira está adequado com sua personalidade e sua saúde física e mental agradecem !

 
 

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile