Vivemos tempos estranhos, não há como negar. Empresas pegando dinheiro emprestado para recomprar suas próprias ações e aos bilhões ao invés de investirem. Juros negativos em vários países da Europa onde você paga para eles guardarem seu dinheiro.
Este último pode parecer um absurdo total e parece não fazer sentido, afinal sempre soubemos que aquele que empresta dinheiro deve receber todo seu capital de volta e algum bônus por tem emprestado, afinal correu risco e aquele que pegou dinheiro emprestado deve usar o dinheiro para algum projeto que lhe gere mais dinheiro. Mas isto está mudando em alguns lugares.
Quando os juros negativos fazem sentido
Imagine como era a vida antes da existência do sistema financeiro. As pessoas não acumulavam dinheiro em papel mas em coisas materiais como terra, arte, grãos armazenados em algum lugar. Tudo isto custa/custava dinheiro para manter. Elas degradam e podem ser roubadas ai você paga pela vigilância e segurança também.
Você pode manter sua fortuna em coisas físicas, mas sempre pagará um preço por isso – uma taxa de juros negativa, se preferir.
Até hoje em dia se você quiser guardar ouro em um banco você pagará pelo cofre. Se quiser comprar petróleo físico deverá pagar pelo armazenamento.
Da mesma forma, existe poucas pessoas com MUITO dinheiro disponível hoje em dia graças a bonança da última década no hemisfério norte e por isso, para você armazenar sua fortuna nos lugares mais seguros do mundo (Suíça, Alemanha, Dinamarca, etc) você vai pagar por isso e este custo são os juros negativos. Isto é o custo do privilégio de ter seu dinheiro seguro !
Atualmente existe muito dinheiro líquido no mundo (pode parecer que não mas tem porém acumulado na mão de 2% da população e estamos no final de um ciclo de expansão econômica mundial) e uma capacidade limitada de armazenamento (bonds ou “tesouros diretos” dos países mais ricos), então cada vez mais estes terão que receber muito pouco (EUA) ou pagar (Europa) para armazenar seu dinheiro com segurança até que este dinheiro seja posto novamente em uso em um pós crise, onde gerará mais um ciclo de concentração de riquezas na mão destes poucos e o ciclo se repete.
Por que eles não compram títulos do Brasil ou outro emergente?
Alguns poderiam perguntar isso, mas perceba que estes querem ter segurança e correr risco ZERO com parte de suas fortunas. Eles preferem pagar para deixar o dinheiro na Suíça do que comprar títulos Brasileiros pagando 7% (prefixado de 10 anos). Isto para não correr risco cambial, político e regulatório -(e você ainda acha o Brasil seguro e não tem sua reserva em moeda forte? – isto deveria te servir de alerta). Cortes de juros no Brasil enfraquecem ainda mais o real já que a demanda pela moeda brasileira diminui com a menor atratividade de retorno sobre o risco.
Alguns diriam que o Ouro e Bitcoin são uma saída já que são usados para armazenamento de valor. O ouro possui alto custo de armazenamento e segurança entretanto, já o bitcoin não tem custo de armazenamento (não estamos falando de mineração que é muito custoso em energia ) e segurança que o ouro tem. O único porém do BTC é a falta de respaldo dos governos pois sua emissão não tem lastro no sistema financeiro, o que faz dele algo sem a segurança que um bond da Suíça tem.
Vivemos tempos estranhos mas é apenas reflexo de um ciclo de expansão econômica que vai se aproximando do fim.