Podemos dizer que não há fórmula mágica para o sucesso na bolsa – A regra ainda é a de comprar um mix diversificado de empresas de alta qualidade, e/ou boas pagadoras de dividendo, segurar bom um longo período e deixá-las crescer (Nada melhor do que fazer isso via ETFs). Se o mercado cair exageradamente, aproveite para comprar mais e/ou rebalancear seu portfólio mas não deixe de comprar quantias predeterminadas todo mês de acordo com sua alocação de risco, esteja o mercado em alta ou em baixa.
1) Day Trade
Investidores novatos geralmente entram no mercado para fazer day trading. Isto é, comprar e vender ações e índices no mesmo dia ou várias vezes ao dia, tentando com isto obter lucro rápido. Na maioria das vezes os resultados são devastadores. Além dos custos de operação envolvidos que podem ser altos, o imposto de renda é ainda mais alto nestes casos.
Você já inicia a operação no prejuízo. Bancos e corretoras grandes tem robôs traders que fazem milhares de operações por segundo. Como você, mero iniciante, pode competir com eles? Deixe estas operações para profissionais apenas e não arrisque-se nisso se não quiser perder capital.
[HM: Viver de daytrade? Dá mais ser motorista de aplicativo, leia]
2) Especular com opções:
Os iniciantes no mercado ao aprenderem o mínimo sobre opções começam a especular com elas “fora do dinheiro” na esperança de obter lucros astronômicos rapidamente. Eles leem noticias como esta com lucros de 600% em quatro dias e já acham que encontraram a mina de ouro e vão ficar ricos em um mês – NÃO VÃO.
Na maioria das vezes o resultado é o “pó”. Assim são chamadas as opções que zeram de valor e viram nada e o prejuízo é todo seu. Se mesmo assim quiser se aventurar no mundo das opções, aprenda tudo sobre elas, principalmente se for para usar fazendo travas de proteção que pode ser algo útil. Use simuladores antes, vire um trader com experiência e saiba o que está fazendo com manejo de risco, do contrário fique de fora e invista para o longo prazo apenas.
3) Comprar “Penny Stocks”:
O termo penny stocks é usado para definir ações que valem poucos centavos ou menos que 1 ou 2 reais na bolsa. Novamente, os novatos buscam dinheiro fácil visto que a variação de 1 centavo muitas vezes equivale a 10% de lucro ou prejuízo. Da mesma forma que você pode lucrar 10% com 1 centavo de variação, você perderá 10% se cair um centavo- veja que loucura. Além disso, existe normalmente um spread absurdo por falta de liquidez, além destas empresas serem altamente manipuladas por notícias e especulações que visam tirar dinheiro dos “sardinhas” (outro termo dado ao investidor iniciante/amador).
Evite fazer isto; aplique seu dinheiro em ETFs ou empresas sólidas, com histórico e bons resultados financeiros e dividendos. Sim, você vai pagar mais caro por elas, mas é por que está comprando valor e não preço. Invista em empresas e FIIs que você conheça o que eles fazem ou em índices que são compostos de várias empresas, já que isto minimiza absurdamente os riscos de perda caso uma delas venha a falir.
4) Ser ganancioso demais ou vender em pânico:
Todo investidor, até os novatos, sabem que para prosperar no mercado precisamos comprar na baixa e vender na alta. Por mais simples que isto pareça, o investidor, na prática, geralmente faz ao contrário. Compra na empolgação e vende no pânico.
[Vale a pena pagar para aprender? Veja um caso real de alguém que aprendeu mas perdeu muito]
E você caro leitor, já cometeu um destes quatro erros capitais? Teve sucesso com algum e por quanto tempo? Conte-nos sua história abaixo: