Quais as vantagens dos ETFs?
Quais as desvantagens dos ETFs?
Logicamente investir em ETFs tem algumas desvantagens como por exemplo, um ETF como PIBB11 ou BOVA11 incluem participação em muitas empresas que compoe o índice, isto quer dizer que você vai comprar participação em boas empresas mas também em muitas empresas ruins.
Outra desvantagens dos ETFs brasileiros é que eles não pagam dividendos diretamente na sua carteira todo mês ou trimestre como os ETFs americanos. Eles reinvestem automaticamente este valor ao principal. Isto pode ser bom na fase de acumulação de capital, mas péssimo para quem já está vivendo de renda pois para utilizar este dinheiro vai precisar vender unidades deste ETFs pagando com isto corretagem e impostos.
Uma última desvantagem dos ETFs é que não contam com a isenção de IR para movimentações de até 20 mil reais como as ações contam. Vendeu qualquer valor de um ETFs já precisa pagar imposto via DARF.
Conclusão
Investir em Bolsa é para o longo prazo. Se pensar no curto prazo não é investir, é especular ou tredar, o que também não tem nada de errado, mas precisa experiência e capital que possa eventualmente perder, além de ter uma manejo de risco apurado e seguir uma metodologia bem montada, ou seja, dá trabalho e precisa estudo e nervos de aço muitas vezes.
ETFs amenizam e facilitam o pequeno investidor que não sabe operar ou escolher boas empresas a inciar na renda variável. Existem prós e contra e você deve pesar o que mais importa para você e qual seu perfil de investidor para decidir se ETFs são uma boa para você.
Entretando, para um investidor iniciante que quer entrar em renda variável poderia comprar PIBB11 (ETF recomendado pelo aposenteaos40 devido ao menor custo administrativo que BOVA11) e por manter por anos, ou até décadas. Cada vez que o IBOV cair forte você deve comprar mais um pouquinho (isto é exatamente o contrário do que um especulador ou trader faria). Com isto, você vai estar comprando na baixa para um dia, daqui a muitos anos, vender muito mais caro que comprou. Isto é o que grandes investidores pessoa física fazem sem medo de perder dinheiro com as variações de curto prazo que sempre vão existir.
Mas atenção, do total do seu dinheiro, geralmente não coloque mais de 20% em ações se o seu perfil for conservador. Também dependerá da sua idade ou quantos anos falta para se aposentar. Quanto mais velho ou mais perto da aposentadoria, mais segurança você vai querer e menos tempo para esperar o mercado de ações se recuperar de uma possível queda forte você terá.