Ícone do site AA40

80% de resultado com 20% de esforço aplicado a sua saúde

Hoje vamos falar um pouco de saúde. A primeira vista isto não tem nada a ver com FIRE mas na verdade tem tudo a ver. Ninguém quer chegar na melhor fase da jornada, o pós- FIRE, quanto teremos dinheiro e tempo disponíveis e ter que gastá-los para recuperar a saúde perdida durante a fase de acumulação, não é? 
Muitos de nós na verdade vamos parar até antes do tempo justamente para evitar destruir a saúde por completo, como foi o caso do SRIF365 que antecipou FIRE em prol de sua saúde.

O fato é que não adianta apenas parar de trabalhar e esperar que a saúde naturalmente se recupere sem nenhum esforço. É por isso que hoje quero trazer as principais causas de morte no Brasil e no Mundo e como podemos, com um mínimo esforço, tentar evitar as principais delas.

Principais causas de morte no Brasil e no mundo

Segundo o levantamento feito pela Organização mundial da Saúde, as 3 principais causas de morte no mundo são Isquemia cardíaca ou infarto, Stroke ou AVC e Doença pulmonária crônica.

 

Já no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde via DataSUS, as três principais causas de morte também são praticamente as mesmas: Isquemia cardíaca ou infarto, Doença Cerebrovascular ou AVC e Infeções pulmonares.

 

Fonte: Ministério da Saúde – DataSUS
Fica aparante que o foco nos três principais grupos de doenças e sua prevenção podem resultar em um ótimo resultado no contexto geral.


80% de resultado com 20% de esforço

Assim como falamos do conceito oitenta-vinte aplicado ao orçamento FIRE, o foco inicial deve ser voltado para os três principais itens. O tão falado principio de Pareto que é atingir 80% de resultados com 20% do esforço, metodologia muito utilizada na indústria, TI e nos negócios. Por exemplo, geralmente (é uma regra empírica e não uma lei):



Nos gráficos e dados vistos anteriormente fica claro que as principais causas de mortalidade tanto no Brasil quanto no mundo todo é, em primeiro lugar, o infarte, em segundo, o AVC ou derrame como popularmente é conhecido. Já a terceira causa já é mais abrangente. As infecções de vias aéreas e doenças pulmonares que vão desde pneumonia, gripes, bronquites até enfisemas e cancer de pulmão.

Assim como em um orçamento, é possível identificar formas de prevenção ou minimização dos riscos de cada uma dessas doenças:

1) Prevenindo um Infarto

A prevenção consiste principalmente em reduzir os fatores geradores da aterosclerose, ou seja, evitar o tabagismo, controlar a hipertensão, os níveis glicêmicos (diabetes) e os lipídeos do sangue (colesterol e triglicerídeos) além de praticar exercícios com regularidade. Existem os fatores que não podemos modificar tais como o aumento da idade e os antecedentes familiares (genético), mas nesses casos redobramos os cuidados com avaliações clínicas mais rotineiras e controle mais rigoroso dos fatores modificáveis.

2) Prevenindo um AVC

A melhor prevenção é o conhecimento e controle rigoroso com os fatores causais como doenças do coração, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia. Além disso, deve-se associar uma atividade física regular, evitar obesidade, limitar o consumo de álcool e evitar o fumo do cigarro.

3) Prevenindo doenças pulmonares

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença pulmonar grave e progressiva, que causa falta de ar (inicialmente causada esforço físico) e predispõe o paciente a uma exacerbação de seus sintomas e a outras doenças graves.

Infecções respiratórias das vias inferiores são gripes, pneumonias, bronquites e bronquiolites.

Como prevenção recomenda-se evitar a exposição ao tabaco (medidas ativas e passivas) e fumaças tóxicas é de inestimável importância na prevenção primária da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A vacinação contra a gripe viral (influenza) e o Streptococcus pneumoniae é fortemente recomendada para todos os propensos a doenças cardiopulmonares, inclusive a DPOC. Recomenda-ainda atividade física regular para todos os pacientes.

Conclusão

Fica claro acima que algumas práticas são comuns na prevenção dos três principais causadores de mortes. Existem causadores que não podemos mudar, mas, assim como em finanças, vamos focar no que podemos controlar e melhorar e deixar os fatores imutáveis de lado. 
Primeiramente praticar exercícios com regularidade é apontado como método de prevenção nos três casos. Não tem tempo para isso? Já falamos sobre o 7-minute workout aqui. Em seguida monitorar e controlar sua pressão arterial e diabetes é tão importante quanto o anterior já que é método de prevenção das duas principais causas de morte no mundo. Em seguida evitar o cigarro, tanto ativa como passivamente, fumaças tóxicas (outro grande indicador que devemos deixas as grandes cidades para viver FIRE), controlar o colesterol e se vacinar contra a gripe são de alta importância. 

Aplicando o princípio de Pareto, temos a seguinte ordem de ataque:

 Ai está. Atacando cada uma dessas causas de mortalidade nesta ordem, estaremos minimizando no mínimo as três principais causadoras de problemas e mortes no mundo todo. Com isto minimizaremos também nossos gastos com saúde durante FIRE e complicações decorrentes delas. Um AVC por exemplo pode não matar mas paralisar ou incapacitar a pessoa de fazer suas atividades diárias ou mesmo de falar. Queremos evitar isso de toda a forma.

Colocar isto em prática enquanto vivemos nesta rotina de trabalho e correria é muito difícil. Eu mesmo tenho muita dificuldade de conseguir por em prática muitos destes itens. Já controlo a pressão arterial e o colesterol hoje via medicação, porém preciso melhorar no primeiro item que é praticar exercícios físicos com mais regularidade. 

Manter estes pontos de controle de sua saúde em dia é tão ou mais importante que atingir suas metas de investimento, de renda passiva, etc. Coloque elas na sua planilha também assim como muitos fazem com seu peso e suas finanças.

Só existe um problema em controlar estes ricos de morte. Você poderá viver tão mais do que o esperado que o seu plano FIRE precisará de ajuste ! Mas que problema bom de se ter, não ?

Comente abaixo:

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile