Ícone do site AA40

Ignore os ruídos. Crie e mantenha o bom hábito de investir

Em semanas como esta, com corte de juros, com as bolsas batendo novos recordes, recebemos muitos emails e mensagens no Instagram (sim, temos Instagram, nos siga aqui) de pessoas muito preocupadas com estas coisas. Alguns chegam a falar que estão ou vão desistir do plano FIRE por várias razões dentre elas medo de investir em renda variável, por escutarem que a renda fixa morreu, por isso e por aquilo.

ZOOM OUT !

Novamente vamos repetir: Precisamos olhar nossa jornada ou nosso plano FIRE sob outra ótica meus caros. Não foque nas variáveis macro e micro econômicas atuais. Isto é curto-prazo. Dê um zoom out. Veja seu plano FIRE ao longo de décadas e não ao longo de um ano.

Os juros caíram, sim e daí? Lembra quanto estava um título IPCA+ na metade do ano passado? IPCA +6%aa ! Sabe quanto estará daqui um ano? Pouco importa. Isto é curto prazo !!! O que está alto hoje amanhã está em baixa e vice-versa.

Nos apegamos tanto aos números atuais que perdemos o foco no que realmente importa: Fazer do ato de investir um hábito !

CONSTRUINDO O HÁBITO DE INVESTIR. CADA CENTAVO CONTA.

Imagine um homem cortando uma pedra com uma marreta. Martelando a rocha cem vezes sem que nem uma rachadura apareça nela. No entanto, no centésimo primeiro golpe, ela se dividirá em duas. Não foi o último golpe que o fez, mas a soma de todos os anteriores. 

Gosto muito desta parábola e é extremamente aplicável a jornada a independência financeira. Você acha mesmo que acertando uma ou duas ações que vão decolar vai te colocar em modo FIRE sustentável? Este é como um cortador de pedra que quer fazer isso com um golpe só. A pedra não vai se partir da maneira que espera. Pode não partir, pode ser estraçalhada e não ficar com o formado desejado !

Cada golpe dado (cada investimento feito) por si só não mudará nada, mas a soma de todos os golpes no final é que fará com que aquele último atinja seu objetivo. Não é um apenas ou o último que faz a diferença, são todos os que vieram antes. “O esforço nunca é em vão, é apenas armazenado para se tornar o objetivo”.

 
Em quase tudo na vida, os resultados são as soma dos pequenos esforços ao longo da jornada. 
Criar e cultivar os pequenos bons hábitos é que faz a diferença e nos leva a atingir os resultados esperado. 

Pequenas melhorias ou incrementos ao longo de um período de tempo considerável trará resultados impressionates. Incrementar os aportes em 1% ao mês ou ao ano pode parecer insignificante no curto prazo, mas ao longo de 30 anos, fará uma diferença enorme !


Ai você poderia se perguntar. O AA40 falou acima que juros mais baixos não importam, mas 1% de incremento no longo prazo importam muito. Parece contraditório.

-De certa forma sim. Se você pensar que, devido aos juros baixos, FIRE ficou impossível, você abandonará o projeto e abandonando o projeto você, ao invés de deixar de ganhar alguns pontos percentuais (no curto prazo), você está regredindo em 100% ! Qual terá o melhor resultado?

Assim como os juros compostos, nossos hábitos também são compostos ao longo do tempo. Os efeitos dos seus hábitos multiplicam-se conforme você os repete ao longo do tempo

Não deixe que os fatores de curto prazo destruam seu plano FIRE. Não deixe que o perfeccionismo seja inimigo da ação ! 

Sabemos que a renda fixa e a renda variável, são cíclicas e quase sempre antagônicas e no longo prazo tendem a média. Hoje a RV está em alta e a RF está em baixa. Isto muda constantemente. 

No cenário atual, você pode fazer três coisas:

  • Adapte-se: Coloque em seu plano que você vai se adaptar aos ciclos de mercado em busca de maior retorno (menos recomendado no longo prazo pois é market timing).
  • Não faça nada: Seu plano já contempla estes cenários e sua alocação está prevendo os ciclos de mercado bem como sua tolerância ao risco.
  • Entrar em pânico e desistir: Acha mesmo que esta é a melhor opção? 

Eu escolheria a segunda !

MOTIVE-SE E EVITE ESCUTAR OS RUÍDOS

É muito fácil sucumbirmos aos ruídos e ficarmos desmotivados. Eu mesmo as vezes fico assim. 

Em momentos como estes é melhor se desligar e parar de acompanhar as notícias e o mercado por um tempo. 
É só abrir o Infomoney por exemplo e você vai se deparar com notícias como XP faz IPO nos EUA e um monte de comentários de pessoas e gurus mandando você comprar. 

Abre de novo e verá que estão lançando um fundo de maconha e um monte de comentaristas e gurus mandando comprar por que é o novo bitcoin.

Abre de novo e o dólar está em 4,30. Abre de novo e os juros caíram mais. Abre de novo e a bolsa fecha em nova máxima !!!

Se você for querer mudar seu plano FIRE ou seus investimentos a cada vez que sair uma notícia dessas, você vai desistir mesmo, ou então vai ficar louco !

Feche o InfoMoney! Feche a Bloomberg! Feche muitos blogs da firesfera (temos que fazer um mea culpa também pois contribuímos para o ruído muitas vezes). Vai ler um livro, vai ver um filme. Vai trabalhar. Vai fazer um curso online para ser melhor em sua profissão. Foque no que pode controlar, no que te motiva para continuar e deixe o mundo girar como sempre faz !

Se quiser continuar conversando sobre investimentos em tempos assim, procure sua turma, sua tribo. Converse e troque ideias com pessoas com seu perfil de investimento, que sejam conservadoras ou agressivas como você. Evite Youtube e gurus caça-cliques que não existiam em 2015. 

PLANO E ESTRATÉGIA: OBJETIVIDADE E CLAREZA É FUNDAMENTAL PARA SEU PLANO FIRE

Ter objetivos é muito importante. Mas apenas definir uma meta não terá um impacto significativo em alcançar essa meta. Mais importante que a meta é o processo que você vai adotar para atingi-la.Pegue o campeonato brasileiro. Todos os times tem como objetivo ganhar a competição, certo? Então o que diferencia o campeão daquele que foi rebaixado? O sistema ou a estratégia escolhida para chegar ao objetivo

 

No nosso exemplo, ter o objetivo não significa nada se você não fizer algo para tentar alcança-lo, ou seja, penejar e principalmente tomar ações. Contratar um técnico bom, jogadores em boa condição física de boa técnica, bons preparadores, boa estrutura e muiiiito trabalho, etc.

 

Da mesma forma, nosso plano FIRE (PIP) precisa de boas e claras definições do que fazer. Quem será seu capitão, Renda fixa ou Renda variável? Quais os jogadores escalados, ou seja, quais aos ativos e classe de ativos. Vai se postar mais no ataque ou na defesa em qual tempo do jogo, ou seja,  alocação de ativos e como isto será alterado com a sua idade. 
Tão importante quanto o objetivo, ações CLARAS a executar em determinadas situações  (se esta for sua intenção). 
Alguns Exemplos:

Clareza. Defina números que podem ser facilmente seguidos e que você não precise re-analisar a cada mês para ver o que o mercado está fazendo. Evite o ruído e siga o plano no longo prazo. Se você escutar o ruído, isto fará apenas com que seu psicológico se imponha sobre seu racional !


Enfim, a mensagem era para ser clara. Siga martelando a pedra [siga seu plano] e ignore o resto [mercado] até a pedra quebrar [Atingir FIRE]!


Bibliografia: Hábitos Atômicos 



Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile