Pandemia: Uma das piores semana nos mercados financeiros
Que semana e que mês nos mercados, caros leitores. Fomos de máximas de 52 semanas para mínimas de 52 semanas em 4 dias apenas. Quase um flash crash. Para quem nos acompanha no Instagram (@aa40.fire), viu que o Índice do medo/ganância foi de mais de 90 (ganância extrema) no natal para 8 hoje (medo extremo).
Uma semana daquelas para testar se a sua alocação de ativos te permite realmente dormir a noite e para fazer aqueles que entraram na bolsa brasileira no oba oba dos últimos tempos e perto da máxima histórica a entender o que é renda variável de verdade.
Talvez muitos destes já estejam abandonando o barco, enquanto aqueles que, como nós, investem pensando em um futuro financeiro melhor e/ou em FIRE, estão comemorando a oportunidade de comprar mais e em promoção. Não podemos negar que é chato ver o patrimônio “virtual” diminuir, mas faz parte da jornada e como geralmente acontece, daqui 2 anos ninguém lembrará mais o que é Covid-19 assim como foi com a SARS, bem mais assustadora, no início do milênio. Veja o que o mestre JLColins falou sobre isto. Pode vir uma pandemia? Pode. Pode ficar pior? Pode. Qual seu plano se isto acontecer? Comprar quanto e quando? Não deixe isso ficar no empirismo, planeje com antecedência.
Vale ainda um parágrafo sobre aquilo que estamos alertando e fazendo desde 2018. Investimentos em dólar é mais essencial do que nunca para os brasileiros com certo patrimônio.
Misconceptions FIRE
Enquanto isso, trazemos uma matéria bem interessante que saiu na MarketWatch, Firewalker e NextAvenue, com os 4 principais conceitos e impressões erradas que as pessoas ficam ao lerem sobre FIRE:
Equívoco nº 1: “FIRE é apenas para a geração do milênio”. Pelo contrário, existem muitas pessoas de 50 e 60 nas mídias sociais que vivem uma vida FIRE porém não conhecem o conceito em si. Este termo FIRE é novo e mais utilizado entre os bloggers mas é praticado com outros nomes desde os tempos feudais. Aos poucos o termo FIRE vem se popularizando mas é praticamente desconhecido da geração nascida antes da década de 80.
Equívoco nº 2: “FIRE exige sacrifício”. Na verdade, os membros da comunidade FIRE acreditam que se trata de adotar um estilo de vida financeiro saudável. Abraçamos o minimalismo e a frugalidade, que são dois lados da mesma moeda. O minimalismo enfatiza o valor das coisas sobre o consumo e o materialismo. Frugalidade significa obter o que você precisa da maneira mais econômica possível.
Não há problema em gastar com o que você realmente gosta e valoriza. Apreciar a vida e seus regalos é sempre importante e não se pode adiar muito isto. Sacrifício não é esperado mas existem sim exemplos de pessoas que vão ao extremo, mas não é aconselhável para manter a sustentabilidade do plano FIRE e um equilíbrio de vida.
Equívoco nº 3: “FIRE requer uma renda muito alta”. Existem muitos exemplos de pessoas de meios modestos que alcançaram independência financeira através dos conceitos FIRE, conhecendo o termo ou não. Por outro lado, também existem muitas pessoas com altas rendas que estão atoladas em dívidas e poupado nada ou quase nada. Ser FIRE depende exclusivamente de sua capacidade de poupar e gastar menos do que ganha.
Equívoco nº 4: “Você é aposentado ou precisa se aposentar”. Os membros do movimento FIRE estão redefinindo o termo aposentadoria. Acreditamos que a aposentadoria antecipada e o trabalho são opcionais quando você atinge a independência financeira. É uma escolha de como gastar seu tempo. A palavra “Aposentar” não tem o mesmo significado que anteriormente e muitos estão clamando por uma atualização dos dicionários afim de incluir o conceito FIRE de aposentadoria.
E você, qual outro equívoco já escutou sobre FIRE? Comente abaixo e comente também o impacto da pandemia no seu plano FIRE e patrimônio.