Ícone do site AA40

Os 4 principais equívocos disseminados sobre o movimento FIRE

Pandemia: Uma das piores semana nos mercados financeiros

Que semana e que mês nos mercados, caros leitores. Fomos de máximas de 52 semanas para mínimas de 52 semanas em 4 dias apenas. Quase um flash crash. Para quem nos acompanha no Instagram (@aa40.fire), viu que o Índice do medo/ganância foi de mais de 90 (ganância extrema) no natal para 8 hoje (medo extremo).

Uma semana daquelas para testar se a sua alocação de ativos te permite realmente dormir a noite e para fazer aqueles que entraram na bolsa brasileira no oba oba dos últimos tempos e perto da máxima histórica a entender o que é renda variável de verdade.

Talvez muitos destes já estejam abandonando o barco, enquanto aqueles que, como nós, investem pensando em um futuro financeiro melhor e/ou em FIRE, estão comemorando a oportunidade de comprar mais e em promoção. Não podemos negar que é chato ver o patrimônio “virtual” diminuir, mas faz parte da jornada e como geralmente acontece, daqui 2 anos ninguém lembrará mais o que é Covid-19 assim como foi com a SARS, bem mais assustadora, no início do milênio. Veja o que o mestre JLColins falou sobre isto. Pode vir uma pandemia? Pode. Pode ficar pior? Pode. Qual seu plano se isto acontecer? Comprar quanto e quando? Não deixe isso ficar no empirismo, planeje com antecedência.
Vale ainda um parágrafo sobre aquilo que estamos alertando e fazendo desde 2018. Investimentos em dólar é mais essencial do que nunca para os brasileiros com certo patrimônio.

Misconceptions FIRE

Enquanto isso, trazemos uma matéria bem interessante que saiu na MarketWatch, Firewalker e NextAvenue, com os 4 principais conceitos e impressões erradas que as pessoas ficam ao lerem sobre FIRE: 

 

 

Equívoco nº 1: “FIRE é apenas para a geração do milênio”. Pelo contrário, existem muitas pessoas de 50 e 60 nas mídias sociais que vivem uma vida FIRE porém não conhecem o conceito em si. Este termo FIRE é novo e mais utilizado entre os bloggers mas é praticado com outros nomes desde os tempos feudais. Aos poucos o termo FIRE vem se popularizando mas é praticamente desconhecido da geração nascida antes da década de 80.

 

Equívoco nº 2: “FIRE exige sacrifício”. Na verdade, os membros da comunidade FIRE acreditam que se trata de adotar um estilo de vida financeiro saudável. Abraçamos o minimalismo e a frugalidade, que são dois lados da mesma moeda. O minimalismo enfatiza o valor das coisas sobre o consumo e o materialismo. Frugalidade significa obter o que você precisa da maneira mais econômica possível.

Não há problema em gastar com o que você realmente gosta e valoriza. Apreciar a vida e seus regalos é sempre importante e não se pode adiar muito isto. Sacrifício não é esperado mas existem sim exemplos de pessoas que vão ao extremo, mas não é aconselhável para manter a sustentabilidade do plano FIRE e um equilíbrio de vida.

Equívoco nº 3: “FIRE requer uma renda muito alta”. Existem muitos exemplos de pessoas de meios modestos que alcançaram independência financeira através dos conceitos FIRE, conhecendo o termo ou não. Por outro lado, também existem muitas pessoas com altas rendas que estão atoladas em dívidas e poupado nada ou quase nada. Ser FIRE depende exclusivamente de sua capacidade de poupar e gastar menos do que ganha.

 

Equívoco nº 4: “Você é aposentado ou precisa se aposentar”. Os membros do movimento FIRE estão redefinindo o termo aposentadoria. Acreditamos que a aposentadoria antecipada e o trabalho são opcionais quando você atinge a independência financeira. É uma escolha de como gastar seu tempo. A palavra “Aposentar” não tem o mesmo significado que anteriormente e muitos estão clamando por uma atualização dos dicionários afim de incluir o conceito FIRE de aposentadoria.

Fonte: Adaptado de NextAvenue e MarketWatch
 
 

E você, qual outro equívoco já escutou sobre FIRE? Comente abaixo e comente também o impacto da pandemia no seu plano FIRE e patrimônio.


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile