Ícone do site AA40

Quantos dias você seria capaz de sobreviver se parasse de trabalhar hoje?

Quantos dias você seria capaz de sobreviver se parasse de trabalhar hoje? 

Um tuíte bem interessante e que nos faz pensar partiu do autor do bestseller Pai Rico Pai Pobre ontem. O conceito também está em seu livro: 

Fonte: Twitter do Robert Kiyosaki, autor do livro Pai Rico Pai Pobre

Ser rico é medido em $ e riqueza é medida em tempo. A maioria pensa que ter um milhão de dólares é ser rico, mas se suas despesas mensais são de 100 mil dólares, sua riqueza são 10 meses. Quanto tempo você sobreviveria sem trabalhar? Isto é quão rico você é. É um conceito mais importante do que ser rico.

PS: Em inglês, temos duas palavras para definir rico e riqueza, Rich e Wealth. Fica difícil trazer para o português a diferença entra elas, mas vamos aqui definir que Rich é ser rico e Wealth é ter riqueza.


O que é a riqueza e como ela se difere de ser rico?

 

Muitos se acham ricos, mas não são nada mais do que pessoas que ganham muito dinheiro e geralmente lutam para encontrar o equilíbrio entre o que gastam e o que ganham.

Ganhar dinheiro é parte da vida e não importa como você olha para isto, ganhar mais dinheiro é o que importa para a maioria das pessoas. Mas apenas ganhar muito dinheiro é ser rico? Lógico que não.
Qualquer soma de dinheiro só lhe criará riqueza se você conseguir guardá-la e a fazer trabalhar em seu favor. 

 

Ter Riqueza x Ser Rico

 

Ser rico é definido geralmente como alguém que acumulou o suficiente para comprar conforto e ter acesso a uma gama de produtos bem acima das pessoas comuns em um grupo, uma cidade ou na sociedade em geral.

Já ter riqueza ou ser Wealthy é definido como uma pessoa que, além de ser rico, possui o conhecimento de como fazer dinheiro com o próprio dinheiro que tem, seja via investimentos ou negócios, criando um fluxo de caixa auto suficiente ou ativos que aumentem de valor com o tempo.

No famoso livro Pai Rico Pai Pobre, riqueza é definida como a capacidade de uma pessoa sobreviver tantos dias no futuro, ou seja, se parasse de trabalhar hoje, quanto tempo poderia sobreviver: para sempre. É o que vimos no tuíte do autor do livro no começo.

O que importa é o seu fluxo de caixa

Em resumo, o que entra é preciso ser maior do que o que sai. Isto é verdade para qualquer empresa dar lucro e o mesmo se aplica a suas finanças. 

O “ser rico”, da definição popular, pode não ser sustentável pois, mesmo você ganhando muito dinheiro, o que realmente importa é o fluxo de caixa, ou seja, quanto deste dinheiro é utilizado para fazer mais dinheiro. Se todo o dinheiro ganho for gasto para manter um estilo de vida, custos básicos e manter luxos, esta pessoa nunca terá riquezas de verdade, ou seja, não é sustentável. Você será eternamente dependente do seu trabalho ou atividade.

O que realmente devemos procurar é acumular riqueza na forma de ativos, ou seja, coisas que coloquem dinheiro no seu bolso.
Uma casa, um carro, um barco não são ativos. São passivos, pois consomem dinheiro para serem mantidos. Ações, títulos públicos ou privados, imóveis alugados, seu negócio/empresa são todos exemplos de ativos, ou seja, coisas que, se bem selecionados, colocam dinheiro no seu bolso regularmente e que lhe transformarão em uma pessoa rica de verdade ou Wealthy.



Quando você aprender e por em prática este conceito simples, estará dando passos reais para ser rico um dia !


-Use nossa calculadora para saber o número de dias que você pode viver sem trabalhar com a quantia que tem investida. 
Comente o resultado:


Sair da versão mobile