Ícone do site AA40

Dinheiro pode tornar você uma pessoa ruim? Veja isto

Dinheiro pode tornar você uma pessoa ruim? Veja isto

Dinheiro pode tornar você uma pessoa ruim? Veja isto

Fazia tempo que não escrevia um dos polêmicos posts sobre psicologia de mercado, algo que me interessante bastante. Após assistir o bom documentário do Netflix “Capital in the 21st Century“, um estudo muito interessante é mencionado.  Elaborado na Universidade da Califórnia-Berkeley pelo PhD em Psicologia, Dr. Paul K. Piff, o estudo demonstra o que acontece com a sua mente quando você adquire dinheiro e poder.

O experimento

Pessoas desconhecidas, em pares, foram levadas ao laboratório do Dr Piff para jogar o famoso jogo de tabuleiro “Monopoly“, só que um jogo um pouco diferente: A partir de um sorteio “cara ou coroa”, determinou-se quem dos dois seria o “jogador rico” e quem seria o “jogador pobre”.

O jogador rico recebeu duas vezes mais dinheiro para jogar e poderia jogar o dado duas vezes em vez de uma, assim o jogador rico poderia mover-se pelo tabuleiro muito mais rápido que o jogador pobre, assim, acumulando muito mais dinheiro. Claramente uma situação de desigualdade, como vemos no mundo ai fora diariamente.

Dentro de poucos minutos, a dinâmica e a interação entre os dois jogadores se tornava clara, invariavelmente.

O jogador rico começa a se comportar diferente do jogador pobre. O jogador rico começa a se tornar mais dominante, comem mais snacks, fazem mais barulho do que o jogador pobre. Mais ainda, começam a ser mais rudes, exibidos e se gabam de quão bem estão. Ainda, na grande maioria das centenas de repetições realizadas, os jogadores ricos menosprezaram os jogadores pobres que estavam indo mal (veja no vídeo).

O resultado

Pessoas que estão ganhando somente por causa da sorte de um “cara ou coroa” inicial, se comportam como se eles realmente merecessem ganhar por seus méritos.

Quando perguntadas “Por que você ganhou o jogo?” Você imaginaria que o jogador rico diria que foi por causa do sorteio e por que teve o dobro de chances e vantagens durante o jogo, mas, pasmem,  NENHUM dos jogadores ricos atribuíram o sucesso no jogo a sorte de tirar um “cara” no inicio do jogo que os deixaram naquela posição privilegiada em primeiro lugar.

Assista e veja:

O outro experimento muito interessante citado pelo professor é a correlação entre infração de transito cometida e o valor do carro.

Não é sobre ser rico ou pobre, mas é sobre como as pessoas se sentem e se comportam quando estão em uma posição de maior privilégio que outra e por que a sociedade é como é. Mais importante, por que um aumento muito grande da desigualdade social poderia levar a um colapso do sistema financeiro mundial como foi na grande depressão americana da década de 20, levando nós investidores a perdas irreparáveis de capital (o documentário do Netflix fala mais sobre isso).

Após este vídeo, eu estava para escrever minhas conclusões, porém, como nosso anuário revelou, nossos leitores e a maioria da comunidade FIRE são das classes A e B, ou seja, provavelmente não conseguem ver isto de imediato. Por isso estou curiosos para saber o que vocês acharam do experimento.

Você consegue refletir e encontrar as situações e momentos da sua vida onde uma decisão aleatória levou você a se tornar o jogador rico ou o jogador pobre do exemplo ou você acha que está onde está unica e totalmente por méritos próprios?

Comente abaixo que minha opinião deixarei nas respostas a cada um.


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.



Sair da versão mobile