Uma palavra tem aparecido muito na mídia e nos blogs FIRE nos EUA ultimamente. A chamada Stealth Wealth ou Stealth Frugality, dependendo do ponto de vista como você analisa.
Basicamente é um novo termo para o “viver abaixo das suas posses“, de forma prática. Ou seja, se você é rico, viva de modo que pareça que você é classe média. Da mesma forma, se você é classe média, aparente ser classe média baixa.
O blog BIG ERN criou um gráfico muito interessante para classificar as pessoas ao nosso arredor. Realmente você e seus vizinhos e amigos se encaixam em algum destes quatro quadrantes:
E você?
Por que aparentar ter menos?
Por que as pessoas escolheriam aparentar ter menos do que elas tem? Segundo o Financial Samurai existem diversas razões para ser modesto quanto a sua vida financeira, dentre elas fomentar relações e amizades mais verdadeiras, evitar que pessoas te peçam dinheiro, não criar a expectativa que você vai pagar por tudo, evitar chances de ser explorado, assaltado, sequestrado, dentre outras.
Evite, por exemplo, comentar sobre seus planos FIRE com colegas, familiares não próximos, e jamais com seu chefe ou pessoas que você não confia dentro da empresa.
Já o Big ERN aponta uma razão ainda melhor e mais importante:
Queria sinalizar ao meu empregador que dependia do meu salário! Especificamente, todos os anos eu queria sinalizar para meu chefe que precisava de um aumento salarial. E um bônus. Eu não queria que meu empregador percebesse que eu realmente podia viver (e viver muito bem!) com cerca de metade do meu salário e que usei a outra metade para acumular Fuck-you money. Claro, eu também não queria que meu empregador pensasse que eu era completamente irresponsável com meu dinheiro. Moderação é a chave! Eu não quero parecer rico, mas também não quero parecer excessivamente frugal!
Karsten – Big ERN
Frugal para ser FIRE ou FIRE por ser Frugal?
Em um dos brilhantes posts da Yuka, ela discorre sobre este tema. Conclui que é muito mais fácil ser FIRE quando seu estilo de vida já é naturalmente frugal, e no caso deles, minimalista.
Quando descobri sobre a existência de um movimento chamado FIRE, nós já éramos minimalistas e frugais, não havia muito o que mudar. Fizemos pequenos ajustes no orçamento, estudei sobre investimentos, mas o comportamento do dia-a-dia e o padrão de consumo não mudou muita coisa. Mesmo com 2 crianças pequenas, nosso aporte beira 60 a 70%, dependendo do mês.
(Yuka, no blog Viver Sem Pressa)
Do contrário, como visto no documentário Playing with FIRE, que você pode alugar e assistir aqui, quando você está acostumado a viver nos quadrantes da direita do gráfico acima, fica muito mais difícil mudar e se tornar frugal.
Ser frugal estressa menos !
Já escrevemos neste post que Frugalidade é diferente de ser miserável. Porém o blog TheSimpleDollar coloca muito bem que um dos principais motivos para ser um frugal discreto é a tranquilidade que isto traz.
Cerca de 73% dos americanos identificam o dinheiro como a principal causa de estresse em suas vidas, de acordo com uma pesquisa recente da Capital One CreditWise. O dinheiro, ou a falta dele, foi indicado na pesquisa como o principal fator de estresse para a grande maioria das pessoas, mais do que qualquer outro fator da vida! Ou seja, o assunto dinheiro causa estresse.
A frugalidade é uma ótima solução para esse problema segundo o blog. Encontrar maneiras simples de gastar menos dinheiro não exige que você busque mais renda e, se você se concentrar em movimentos frugais que não atrapalhem seu estilo de vida, isso também não terá um impacto nas coisas que você gosta de fazer, além de ter mais tempo para as coisas mais importantes e prazerosas da vida.
Concluindo, o termo “frugal” ou “frugalidade” ficou um tanto estigmatizado ao longo do tempo. Contudo, ela está, aos poucos, dando lugar para um termo em inglês chamado “Stealth Wealth”.
Stealth, que pode-se traduzir como “ocular” ou não deixar transparecer, neste contexto, significa “mantenha seu estilo de vida sob controle“, não aparente ou demonstre ter muito dinheiro, mesmo que você tenha ou venha a ter com o passar do tempo. Existem muitos benefícios de se fazer isto, além de ser uma ferramenta poderosa para ajudar a atingir os objetivos FIRE através da economia e aportes gerados.