Ícone do site AA40

FIRE fora do Brasil: Prós e Contras

Pelas pesquisas feitas aqui no AA40, percebemos que a uma boa parte da firesfera tem planos concretos ou desejo grande de morar fora do Brasil para atingir FIRE mais rapidamente ou ainda após atingirem a IF e/ou a RE para curtir um lugar melhor ou mais barato para seu dinheiro durar e fazer mais.

Acontece que o brasileiro, por natureza, (existem exceções) não é organizado e preocupado com regras e leis. Ele costuma fazer as malas e mudar sem saber quase nada sobre as regras e a cultura do país destino, muitas vezes sem saber nem mesmo a língua.
Por exemplo, existe uma história famosa que realmente aconteceu: “Dois rapazes brasileiros resolveram ir para Miami porque queriam morar nos Estados Unidos. Ao chegarem já visando ficar de forma ilegal (entrar com visto de turista para ficar lá além do prazo), alugaram dois carros altamente potentes e saíram em alta velocidade pelas ruas. Foram detidos, levados à frente de um juiz, tiveram de pagar uma multa em dinheiro e o juiz ainda determinou que fossem escoltados de volta ao aeroporto para serem enviados de volta ao Brasil, proibindo a entrada deles em território americano por dez anos, por serem nocivos ao Estado. Não ficaram nem 12 horas em solo americano além de gerar um péssimo precedente para o Brasil”. (fonte: reportagem)

A comunidade FIRE, por outro lado, é conhecida por ser ótima no planejamento e atenta as regras e leis, mas sempre é importante ressaltar os prós e contras de largar tudo e mudar para outro país e começar do zero, principalmente quando chegamos a esta tão aguardada etapa da vida que seria de paz e tranquilidade financeira para curtir e não se aborrecer com as burocracias que uma mudança desta magnitude sem dúvidas trará.

Vamos analisar brevemente abaixo os principais prós e contras de migrar para outro país seja para acumular mais dinheiro para atingir FIRE ou para curtir seus anos FIRE fora do Brasil:

 

::::::::::::::Prós:::::::::::::::

Este talvez seja o maior motivador das pessoas que querem viver longe do Brasil. A insegurança pública em que vivemos. Ultimamente ainda temos a onda de assaltos visando roubos via PIX. O Podcast do SrIF365 tratou disto, escute aqui.

Sem dúvida, em grandes centros urbanos até mesmo fora das capitais ultimamente, a sensação de insegurança só cresce e migrar para um país com segurança de verdade é sim uma opção que muitos consideram. Segurança é geralmente citada como o primeiro motivador de uma mudança de país.

 

Outro motivo que faz muitos brasileiros querem mudar daqui é a péssima relação entre impostos pagos e retorno em infraestrutura e serviços.
Estradas em péssimas condições e aeroportos sem estrutura adequada (melhorou um pouco depois da copa), saneamento, serviço de saúde pública, e muitos outros problemas podem ser citados e fazem com que muitos queiram experimentar viver em países onde tudo isto funciona e o retorno dos impostos pagos é mais justa e mais visível no dia a dia e não só através de notícias sobre corrupção. 

  • Oportunidades e Desafios

Sem dúvidas, mudar permanentemente para outro país é um grande desafio e também uma grande oportunidade de aprender coisas novas, língua, cultura, fazer novos amigos e viajar mais facilmente dependendo de qual for sua escolha.
Se você for uma daquelas pessoas que após atingir FIRE ainda tiver energia e vontade de encarar desafios novos, sem dúvida pode ser algo tão positivo quanto desafiador.

:::::::::::Contras:::::::::::::

Lendo posts e comentários na blogosfera você se depara com uma quantidade incrível de pessoas que estão morando fora e não fizeram a declaração de saída definitiva junto a Receita Federal e/ou que ainda mantém conta e investimentos em bancos e corretoras no Brasil, indo contra as normas do Banco Central que indica que você precisa comunicar as instituições sobre sua saída do país, e é claro, nenhuma delas vai querer manter sua conta aberto, salvo raras e caras exceções

Isto é um dos principais contras de morar fora. Você praticamente perde o acesso a um dos melhores mercados de renda fixa do mundo, onde pode-se obter rendimentos até superiores a renda variável da muitos dos países desenvolvidos. Claro que você pode abrir uma conta 473 de investidor não residente mas os custos são quase proibitivos.

Conta corrente para não residente: por que é tão difícil abrir uma?

Segundo o levantamento elaborado pelo blog acima de Vinícius Tersi Advocacia, escritório especializado em Consultoria Tributária Internacional, em 2020 temos em relação a abertura de conta CDE e 473 para não residentes:

Um dos nossos últimos estudos de caso trouxe a tona uma discussão ampla nos comentários sobre os problemas com Receita Federal e para manter uma conta investimento aberta no Brasil. Gostaríamos de trazer essa discussão para os comentários deste post. Além disso, este post do blog “Diário do Casal 20” traz o relato de alguém que consultou oficialmente a Receita Federal s os bancos sobre o que fazer ao sair do Brasil para ficar em situação regular – confira.

Além disso, as leis tributárias e financeiras do país de destino podem ser ainda mais difíceis de entender. Veja o caso dos EUA que já publicamos aqui. Existem mais de 100 formulários que podem ser aplicados a uma pessoa física e o contribuinte é responsável por identificar os que se aplicam a ele bem como preencher e recolher os impostos corretamente sob pena de multas elevadíssimas. 

Para os casos onde o Brasil não possui acordo para evitar a bitributação de renda, os recebidos são taxados tanto no país de residência quanto no Brasil caso não sejam seguidas as normas de saída do país determinadas pela Receita Federal

(2020) Vivendo no Brasil e em outro País: Dupla Residência Fiscal, Acordos Brasileiros e Reciprocidade

Outro grande ponto é a variação cambial. Mantendo dinheiro no Brasil e morando no exterior você estará sujeito as oscilações do mercado de câmbio, hora a seu favor, hora contra.

Um simples evento como foi o caso do Joesley Day em 2017 pode levar o real a se desvalorizar muito em um pequeno espaço de tempo. Se você mantém o capital no Brasil você será diretamente afetado.

Levando todo seu capital para o país de residência melhora a situação mas não totalmente por que no momento de levar o dinheiro você vai fixar uma taxa de câmbio que pode não ser a mais vantajosa para você e as TAXAS para a conversão sempre vão levar parte do seu capital. 

Poucos pensam na questão da diferença de cultura entre os países. Viver no Brasil é muito bom por vários motivos: Clima, praticamente não existem desastres naturais, povo alegre, praias, liberdade etc.

Muitos outros países não são assim. O povo pode ser muito fechado ou até discriminar imigrantes, liberdade parcialmente cerceada, custo de vida alto, clima muito frio, desastres naturais como terremotos e furacões, etc.

Outro ponto importante é a língua. Português é uma língua não muito comum no mundo e poucos países o falam. Mesmo em Portugal as vezes é difícil entender o português do povo de lá. É preciso considerar a língua do país de destino e o quão fluente você é nela, já que ao imigrar praticamente você nasce novamente e é preciso obter desde documento de identidade, passando por carteira de motorista, Vistos, autorizações de trabalho e muitos outros. 

Pense bem se vai querer passar por todo este estresse após conseguir finalmente atingir a independência financeira.
[Um a cada quatro imóveis vendidos em Portugal em 2017 foram para brasileiros]

Quando moramos em um outro país, quase sempre deixamos familiares e amigos no Brasil. Certamente você vai querer visitá-los esporadicamente.

É preciso fatorar estes custos adicionais em passagens, renovação de passaporte, estadia, transporte, etc que muitos não consideram nos seus planos FIRE fora do Brasil.

Muitos países também não possuem sistema público de saúde, sem um dos principais custos adicionais que farão com que seu custo de vida aumente consideravelmente, ainda mais em caso de um infortuito problema de saúde mais sério.

Algumas pessoas conseguem lidar com isto muito bem, mas outras tantas não gostam de largar tudo e viver longe das pessoas que gostam como pai, mãe, sogros, tios, avós, amigos, etc. É necessário se conhecer para então poder decidir se realmente consegue viver meses ou anos longe das pessoas que gosta e que talvez não poderão te visitar com a frequência desejada.
Além disso a culinária é outro item citado com frequência como sendo um problema. Vários países possuem uma gastronomia típica muito diferente da brasileira e pode ser um problema encontrar produtos ou comidas que se assemelhem com a nossa.

Queremos ouvir de vocês leitores que outros fatores prós e contra querem adicionar a lista. Comentem abaixo:

 

AVISO/DISCLAIMER: Não é recomendação de investimento, apenas sugestão de mais estudo

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização. Leia nossa Política de Privacidade

Sair da versão mobile