Ícone do site AA40

Qual dessas três carteiras você escolheria?

A figura abaixo ilustra o crescimento composto ajustado pela inflação de um portfólio ao longo do tempo, e você verá isso em todos os lugares, desde resumos de resultados de fundos, resultados de empresas, ETFs, FI, FIIs, etc . Embora estes dados sejam perfeitamente reais, esse tipo de gráfico em particular é fonte de muita desinformação e é uma das maiores causas de decisões erradas por parte de muitos investidores iniciantes ou mesmo já experientes.

Carteira com 1 Milhão inicial depois de 30 anos – Fonte: Portfoliocharts.com

A linha vermelha é uma carteira clássica 60% RV/40%RF nos EUA. A carteira em roxo terminou com significativamente mais dinheiro, enquanto o azul terminou com significativamente menos. Então, o melhor portfólio parece bastante óbvio (roxo), certo?

Bem, é uma pergunta capciosa. E se eu te disser que as três linhas representam exatamente a mesma carteira? A única diferença é o ano de início. A linha vermelha representa o período de 30 anos mais recente a partir de 1987, a linha roxa representa o melhor período de tempo (desde 1970) a partir de 1975 e a linha azul representa o pior período de tempo a partir de 1973. Sim, você leu certo – apenas uma diferença de dois anos na data de início resultou em uma diferença de 2x nos valores finais da carteira.

Assim, você pode ver como isso pode se tornar rapidamente um problema ao comparar carteiras ou fundos. A data de início e a duração total do investimento têm um enorme impacto na aparente atratividade de um portfólio, e a maioria dos investidores está infelizmente alheia a esse fato. Sempre quando temos debates sobre a média simples de longo prazo ou um gráfico com uma única linha (ou pior ainda, gráficos concorrentes com datas de início diferentes), devemos parar os interlocutores na hora, pois ou estão tentando enganar alguém ou, pior ainda, estão enganados ou alheios a este problema. Muita informação valiosa está sendo excluída para ter uma discussão verdadeiramente informada sobre os altos e baixos que se pode esperar de forma realista.

O que realmente precisa ser mostrado é um gráfico como o abaixo:

Com todas a linhas possíveis em cada data de início, é possível então fazer uma análise com embasamento e precisão, sem viés e isto é muito importante principalmente para a regra dos 4%. Infelizmente no Brasil não temos como fazer um gráfico destes ainda pois não temos nem uma dessas linhas de 30 anos completas como já explicamos aqui , mas podemos tomar cuidado com o problema apresentado no primeiro gráfico e não confiar totalmente quando vemos publicados dados de retorno de determinado fundo, pois muitos gestores hoje em dia estão deliberadamente escolhendo a data de início de suas carteiras para mostrar um gráfico e números mais “atrativos” para os investidores que desconhecem estes fatos.

Primeiramente você precisa de histórico para poder julgar e como regra pessoal, procuro não investir em fundos, ETFs ou qualquer empresa com menos de 5 anos de histórico. Portanto, da próxima vez que você vir um gráfico de linhas ou um único retorno médio em um exemplo de investimento ou fundo, não se apresse em julgar. Reserve um momento para considerar as informações deixadas de fora e pense em como olhar para o mesmo portfólio através de várias lentes – isto pode mudar sua percepção.

Fonte: Adaptado de portfoliocharts.com por AA40

Sair da versão mobile