Ícone do site AA40

Geo Arbitragem: Quais as melhores cidades brasileiras para viver sua Independência Financeira?

Você já ouviu o termo “Geo Arbitragem” ou “Arbitragem Geográfica”? Este conceito, muito utilizado pelos independentes financeiros em vários países, ainda não é muito conhecido no Brasil. Trata-se de um termo técnico para, simplificadamente, se mudar para obter vantagem do custo de vida mais baixo em um outro país/cidade.  Esta estratégia é muito utilizada principalmente no início da vida FI/RE que é o período crítico que devemos evitar estourar qualquer orçamento.

Em virtude disso, fomos desafiados por um leitor a listar as cidades brasileiras com maior potencial para uma pessoa que vai viver de renda morar.

Partindo deste desafio, pensamos nos fatores mais importantes para esta escolha. 
Definimos que as duas principais variáveis são: Qualidade de vida e Custo de vida.


Qualidade de vida: Para esta variável vamos usar o IDH. O IDH não mede exatamente a qualidade de vida mas é uma boa medida comparativa para classificar os locais de acordo com seu grau de desenvolvimento humano, o que inclui expectativa de vida, nível de escolaridade e educação, PIB per capta, padrão de vida e outros.
Custo de vida: Aqui é onde existem menos dados. No Brasil existe o site Custo de Vida que traz um ranking das principais cidades do Brasil e seu custo de vida em comparação com as outras cidades. Está longe de ser a fonte de dados ideal e não contempla muitas cidades importantes, então teremos que usar as cidades que estão disponíveis no ranking do site, que contempla apenas cidades com atualização crowdsourcing nos últimos 18 meses.
O que vamos buscar? Cidades com  melhor qualidade de vida e menor custo de vida

A cidade mais baixa no ranking de custo de vida (menor custo de vida) disponível com maior IDH é Araraquara, SP


As cinco primeiras colocadas são (em Dez. 2017):

  1. Araraquara, SP
  2. Taubaté, SP
  3. Uberlândia, MG
  4. Bauru, SP
  5. Vila Velha, ES (c/ Praia)

Lembrando que este ranking de custo de vida é atualizado diariamente e o resultado pode variar muito com a entrada de novos dados. Este ranking foi elaborado em 01 de dezembro de 2017. Para verificar uma cidade específica, acesse os rankings.


-Quer saber as cidades mais baratas para viver sem considerar o IDH? Veja esta lista
E você, qual cidade pretende morar quando atingir a independência financeira / aposentadoria?




Sair da versão mobile