Ícone do site AA40

Divagando sobre a fórmula do Valor Futuro

Você deve conhecer a famosa equação de equivalência massa /energia de Einstein: 

Saiba que em finanças temos a equação praticamente equivalente: 

Valor futuro é igual ao valor atual multiplicado por, 1 mais a taxa de juros no expoente tempo. Tudo em finanças depende basicamente de três variáveis:

Valor investido, taxa de juros e tempo.  

Veja o o fator tempo (n) é o que tem mais impacto no valor futuro pois é a única variável exponencial. Infelizmente é justamente ela que não podemos aumentar ou diminuir; tempo é constante em si mesmo. O que podemos fazer é tentar aumentar a exposição do capital ao tempo, ou seja, investir cedo visando o longo prazo. Quanto mais tempo investido maior o efeito dos juros  compostos “i”, já que este é a base que será elevada ao expoente tempo “n”.

O fator Taxa de Juros (i): Este fator é importante no sentido que é a remuneração paga pelo uso do seu capital (VA) no tempo. Podemos de certa forma controlar qual taxa de juros i queremos obter por meio da exposição ao risco. Quanto maior o “i”, maior o risco do investimento como bem sabemos.  Aplicações em renda fixa tendem a render menos que aplicações em renda variável no tempo, exatamente por que os riscos potenciais são maiores.  

O fator Valor Atual (VA): Como provamos neste post, o valor poupado e investido no início de cada período (VA) é mais importante do que a taxa de juros obtida. A explicação é lógica. Digamos que você aplique R$ 0 (zero) reais. Qualquer coisa multiplicada por zero será zero

Prova-se assim que mais importante que tempo e taxa de juros, o valor inicial ou atual (VA) a investir, o famoso aporte, é a primeira e mais importante variável da equação e aquela sobre a qual temos o maior controle.   As vezes é importante voltar ao conceito básico do mundo financeiro. Sabendo esta fórmula e quais variáveis são mais importantes podemos atuar de forma a maximizar o VF, que geralmente é o objetivo de todo mundo.  

Espero que tenham gostado da reflexão curta e  simplista sobre a mais importante fórmula da matemática financeira. Em qual variável está seu foco principal hoje? Comente


Sair da versão mobile