Ícone do site AA40

A taxa de juros manda também na renda variável

Você se enganha redondamente se acha que a taxa de juros só influencia o rendimento da renda fixa.
Estava lendo mais um livro sobre Warren Buffet quando me deparei com uma entrevista dele para a revista Fortune. Mais uma daquelas que abre a mente para algo tão simples que a maioria sabe, mas que você nunca parou para analisar os impactos:

Interest rates act on financial valuations the way gravity acts on matter: The higher the rate, the greater the downward pull. That’s because the rates of return that investors need from any kind of investment are directly tied to the risk-free rate that they can earn from government securities. So if the government rate rises, the prices of all other investments must adjust downward, to a level that brings their expected rates of return into line. Conversely, if government interest rates fall, the move pushes the prices of all other investments upward. (source: W. Buffet,  Fortune)

Muito óbvio certo? Quanto mais a taxa de juros sobe, mais as ações caem já que precisam se ajustar as taxas de retorno pagas pelos investimentos sem risco (como tesouro direto e treasures nos EUA);
A taxa básica de juros é a base de comparação de todo investimento.

Se tenho um investimento cujo risco é quase nulo (CDI/Selic/Treasures/TD) com um bom retorno, para que eu obtenha um retorno maior com uma ação por exemplo, que tem risco muito maior embutido, eu preciso comprar aquela ação a um preço muito descontado, muito abaixo do valor justo e ai o preço dela precisa cair para que alguém esteja disposto a comprar e arriscar.

A lógica é simples a partir daí, se os juros sobem a bolsa cai e se os juros caem a bolsa sobe por causa dessa migração de dinheiro entre estas duas classes de ativos

Atenção: Isto está acontecendo agora !

Isto está acontecendo sim aqui e lá nos EUA. Mas em sentido inverso, o que nem sempre acontece.

No Brasil a taxa de juros (Selic) está caindo há um bom tempo e está na sua mínima histórica atualmente, em contraste, o índice IBOVESPA fez novas máximas históricas e está em clara tendência.

Nos EUA acontece o contrário. O FED começou a elevar os juros que estavam perto de zero. A bolsa e o índice S&P 500 que vinham fazendo máximas após máximas há um bom tempo estão sofrendo de intensa volatilidade e os retornos já estão negativos em 2018, veja o gráfico do SPX.

E no passado?

Alguém lembra o que aconteceu com os juros nos EUA antes da grande crise de 2008?

Veja o que o FED fez de 2004 a 2006:

O FED aumentou rapidamente os juros de 2004 a metade 2006, passando de 1% a mais de 5% em dois anos. Isto tornou os empréstimos e financiamentos muito mais caro tanto para empresas como para fundos imobiliários. Foi ai que a maioria dos mortgages de menor qualidade (hipotécas subprime) não foram pagos e culminou com a quebra do Lehman Brothers e tudo mais que vocês já sabem.

O que o FED fez? Viu o que tinha feito e correu para baixar os juros, além de implementar os QE para injetar bilhões na economia para aliviar a crise.

Vejam que os juros caíram mais de 5% em um ano de 2007 a 2008 ! Mas isso realmente propulsionou o mercado americano a uma década de bull market na sequencia.

O gráfico abaixo ilustra muito bem. Nos períodos em que o FED aumentam os juros há recessão (cinza) na maioria deles:

Fonte: Business Insider

Que lição podemos tomar?

A taxa de juros ditam o caminho para a crise e a saída dela ! Preste muita atenção nela.

Muito mais que qualquer ruido geopolítico, a taxa de juros de um país tem muito mais influência sobre a bolsa e o valuation das empresas do que qualquer outra coisa no longo prazo.

No Brasil, estamos em um momento em que os juros caíram muito em um curto espaço de tempo. A Bolsa tem respondido bem porém já subiu muito também (130% desde a mínima de Jan 2016) e também os efeitos podem durar cerca de dois anos após os topos ou fundos da taxa de juros.

Baseado no passado, podemos inferir que quando o BC começar a aumentar os juros novamente, provavelmente a seguir o IBOVESPA marcará um topo de médio/longo prazo. Ainda mais que vemos a maioria dos países desenvolvidos entrando em um período de aumento de taxa de juros, o que vai atrair mais capital para eles e menos ficará no Brasil, o que pode fazer com que a queda dos juros no Brasil tenha vindo tarde demais e não vai ajudar a bolsa tanto quanto se imagina hoje – pense nisso!


Sair da versão mobile