Ícone do site AA40

As duas principais estratégias para investir nos EUA e qual escolhi

Provavelmente você já tenha ouvido falar de um dos caras mais ricos da sua época. Mr. John D. Rockefeller, fundador da Standard Oil que dominava 95% do mercado de petróleo nos EUA. A empresa era tão poderosa que o governo americano aprovou uma lei anti monopólio e obrigou a Standard a dividir-se em grupos menores; uma delas se tornou hoje a “pequena” Exxon Mobil (XOM).   Mr. John Rockefeller também ficou famoso por sua célebre frase:

Do you know the only thing that gives me pleasure?
It’s to see my dividends coming in.

Mr. Rockefeller
Rockefeller center em NYC

Já com certa idade, Mr. Rockefeller afirmou que a única coisa na sua vida que ainda dava prazer é ver os dividendos de suas empresas caindo na sua conta. E acredito que ele tenha sido muito sincero na frase. Convenhamos que a única coisa que dá prazer na vida é um tanto radical. Confesso que ainda tenho algumas mais mas certamente ver os dividendos caindo na conta todo mês é muito gratificante e mais ainda vê-los aumentar todos os anos.  

Indexar ou buscar dividendos?

Quando comecei a investir nos EUA, li muitos livros, blogs e sites sobre investimentos e duas correntes predominavam claramente: 

1- Index investing (Indexar via ETFs)

Talvez a estratégia mais popular e recomendada por nomes de peso como J. Bogle e W. Buffet consiste simplesmente comprar um fundo ou ETF de baixíssimo custo que acompanhe um índice de ações abrangente (DJI, S&P500, Total Market) e outro fundo ou ETF de bonds (renda fixa) abrangente também (Total bond, Barclays US aggregate, etc). O Ratio ou a quantidade de cada um percentualmente deve ser conforme seu perfil de risco e sua idade. Alguns recomendam ter sua idade em renda fixa (se você tem 35 anos, 35% em bonds). O mix mais recomendado talvez seja o famoso 60/40 entre ações e bonds respectivamente.  

2-DGI (Dividend Growth Investing)

O segundo método mais recomendado é o DGI (Dividend Growth Investing) ou investimento visando dividendos, ou mais que isso, crescimento de dividendos. Como qualquer estratégia stock picking é mais arriscada que indexar, temos que saber que o segredo aqui é escolher empresas confiáveis e renomadas cujo fluxo de caixa é previsível. Estas pagarão dividendos esperamos que consistentemente e se o negócio prosperar, aumentarão dividendos e o ganho de capital virá. Basta começar pela lista de Dividend Kings e/ou aristocrats e analisar seus resultados. (Cuidado: Investidores NRA precisam se atentar aos impostos)   Quase todo mundo no mercado de ações está esperando ganhar dinheiro rápido. Muito poucos têm paciência para seguir o processo correto que garante riquezas no mercado de ações. Parece simples comprar e apenas esperar e coletar dividendos mas não é fácil seguir isto com toda a mídia e turbulência do mercado no curto prazo. É difícil ficar alheio a isto.  

Qual das duas estratégias escolher?

Diante destas duas estratégias muito sensatas e sem conseguir escolher qual seria melhor, decidi abrir duas contas na mesma corretora e na primeira conta apenas indexar e na segunda seguir a estratégia DGI, para decidir por mim mesmo. Isto foi em 2014. Como indexing é, na teoria, mais segura que o DGI (que é stock picking), decidir alocar mais nesta carteira (80%) e menos na DGI (20%) até ter um histórico que me permita mudar esta alocação.
Passo a passo para abrir conta na IB e  investir no exterior

Resultado até o momento?

A carteira indexing está indo muito bem até o momento, mas está sentindo a volatilidade atual do mercado. Os dividendos dela são baixos sendo que o índice de ações (ITOT) tem um DY atual de 1,75% e o de bonds escolhido (IUSB) de 2,66% apenas, mas o fato é que esta estratégia visa gerar ganho de capital total e não renda com dividendos, então tudo bem. O importante que a taxa de administração conhecido como MER em inglês são irrisórios 0,03% no primeiro e 0,07% no segundo.   A carteira DGI tem se mostrado interessante, porém o preço dos REITs caíram bastante ultimamente devido ao aumento de juros nos EUA, prejudicando o rendimento total, mas estou aproveitando para comprar mais boas empresas por um preço muito baixo e um DY acima de 6% geralmente, que vai se pagar no longo prazo com toda certeza. Aparte isto, o crescimento de dividendos tem proporcionado um pequeno fluxo de caixa positivo crescente todo final de mês e ainda maior no final do trimestre, o que proporciona a compra de mais shares a preços mais baixos, aumentando assim o dividendo do preço de compra (yield on cost  – YoC), turbinando ainda mais os juros compostos no longo prazo.  

E ai veio 2020…

Confiar em dividendos para viver FIRE não parece uma estratégia sólida, e isto deu para perceber em 2020 com a pandemia de covid-19. Muitos FIREEs e aposentados se deram mal na crise quando mais precisavam de dinheiro e os dividendos simplesmente sumiram.

Diversas empresas da minha carteira DGI suspenderam dividendos, cortaram ou cancelaram. Diversos REITs e até mesmo a Dominium Energy (D), empresa de energia elétrica americana que deveria garantir dividendos sustentáveis, cortou-os. 

Os preços dos ativos individuais caíram drasticamente, ao passo que a carteira indexada sofreu com a volatilidade do mercado logicamente, mas nada além disso. Os ETFs caíram bastante sim, porém recuperaram muito rapidamente também, muito mais que a maioria das ações (exceto Techs). Isto mostrou que investimentos indexados são mais resilientes, menos voláteis e mais seguros para os FIREEs em geral.

Contudo, é muito cedo para dizer qual das estratégias vencerá e vai se sobressair no longo prazo. Acredito que, como as duas estratégias são para o longo prazo, só poderei afirmar algo com no mínimo 10 anos de mercado quiça 20, mas foi uma bela surpresa o resultado até agora em uma crise forte como a de 2020.

No momento a indexing está na frente na corrida em termos percentuais e pode até ganhar, mas mesmo assim a estratégia DGI não deixa de ser interessante para quem é mais imediatista e gosta de ler balanços e acompanhar o mercado por que você vê dinheiro entrando todo mês e de certa forma, como afirmou o Mr. Rockefeller, isto dá um prazer e faz com que você tome gosto pelo mercado, sendo isto bom ou ruim.  

E você caro leitor, qual dos dois métodos escolheu(ria) ? Como se saiu em 2020? Comente    


Sair da versão mobile