Quando se acumula um patrimônio considerável e familiares a amigos ficam sabendo disso, quase sempre aparece alguém para tentar tirar proveito disso em causa própria, seja para pedir dinheiro emprestado (e talvez nunca mais pagar), para fazer você comprar algo que não deseja. Ainda, você pode ficar conhecido como mão-de-vaca, como o cara cheio da grana, milionário e muitos outros termos perigosos de se tornar conhecido por.
Uma solução que pensamos para evitar isto é pensar seu sonho de independência financeira como um financiamento de uma casa, ou seja, uma dívida de longo prazo que o banco não te deixa esquecer que você tem que pagar:
- Primeiro, calcule o seu valor meta; digamos que seja ter 10 mil reais por mês. A TSR4 nos diz que seriam necessários 3 milhões de reais.
- Deduza deste valor o montante que já possui investido. Vamos supor 100 mil hoje.
- Sua “dívida” é hoje de R$ 2.900.000,00.
- Assim como uma casa, você quer financiar esta dívida em 30 anos (360 meses) a juros camaradas de apenas 4%a.a para manter o poder de compra dos 10 mil que você deseja ter.
- Usando nosso simulador, calculamos o quanto você “deve” para você mesmo e terá que pagar todo mês: R$ 3.850,00
*Ajuste os valores acima para seus números e sua realidade
Pronto! Agora em vez de você ser o cara que tem dinheiro guardado, você é o cara endividado que está lutando para pagar uma grande dívida (ninguém precisa saber que está pagando para você mesmo) e todo mês precisa desembolsar quase 4 mil para pagar tal dívida (NÃO SE ATENHAM AO NÚMERO MAS SIM A LÓGICA)
- Ganhou um bônus? Grande parte vai para pagar a dívida.
- Você precisa conseguir um aumento, para pagar dívidas.
- Você não pode comprar nada em prestações, lembre-se, você tem dívidas para pagar.
- Lembre-se que você pode financiar um carro, uma casa, mas ninguém financia sua aposentadoria.
- Nunca pegue dinheiro emprestado para cobrir esta dívida- isso não precisa nem falar.
E vocês caros leitores, o que acham deste approach?