Ícone do site AA40

DESAFIO: Não utilize seu cartão de crédito por um mês

Sabemos que utilizar cartão de crédito no dia a dia tem inúmeros vantagens, dentre elas a maior segurança que utilizar dinheiro vivo, possibilidade de recuperar o dinheiro em casos de fraude, acúmulo de pontos e milhas para viagens e benefícios, dentre muitos outros.

Porém, ao utilizar o cartão de crédito para tudo, você perde um pouco a noção do real valor do dinheiro. O valor e a  “dor” de entregar uma nota de papel a tirando de sua posse.

A diferença entre entregar algo real, no caso a cédula e não apenas ver um número a mais no seu extrato digital é grande e é explicada pela psicologia.

O fato de contar seu dinheiro e o maior tempo que leva-se para concluir um pagamento utilizando dinheiro vivo (considerando desde do saque no caixa eletrônico), faz com que a nossa mente o contabilize como tendo maior valor intrínseco do que o valor que cartão de crédito debitará da sua conta, com toda a comodidade e rapidez do processo.

Justamente neste efeito psicológico muitas vezes imperceptível é que mora o perigo do descontrole do orçamento mensal ou mesmo a diminuição da taxa de poupança mesmo para aqueles mais controlados e frugais. Você pode nunca parcelar uma fatura ou pensar que tem tudo controlado e usar o cartão como uma margem de segurança nos seus gastos mas mesmo assim, pela facilidade e praticidade do seu uso, ele fará com que você gaste mais do que se estivesse pagando com dinheiro vivo.

Em virtude disso, convidamos você a fazer um teste. Para isto, selecione dois meses bem típicos em ternos de gasto para você durante o ano (vale olhar o orçamento do ano passado) e com base nisso, no primeiro mês, utilize seu cartão de crédito normalmente, já no segundo, pague tudo em dinheiro vivo.

Aproveite um dia primeiro para começar o teste!

Veja qual o resultado no final do período. Qual o resultado psicológico e financeiro?

A ideia não é fazer você parar de utilizar o cartão de crédito, pois não há volta, mas sim estudar os efeitos psicológicos e financeiros do seu uso e principalmente fazer  com que você utilize melhor e mais conscientemente este meio de pagamento que nada mais é do que uma forma de dinheiro ainda mais fácil de ser gasto.

[Melhores cartões de crédito para iniciantes ]

E você leitor, já percebeu a diferença psicológica entre pagar com dinheiro e pagar com cartão? Topa fazer este teste? Comente abaixo


Sair da versão mobile