Ícone do site AA40

Guest Post: 5 sinais que mostram que você está destruindo suas finanças

Você tem o hábito de colocar todos os seus ganhos e gastos em uma planilha? Saiba que é muito importante anotar a sua movimentação financeira para um melhor controle financeiro. Afinal, como você pode saber se está tomando as atitudes corretas em suas finanças? 





Como saber se você está destruindo as suas finanças


O dia a dia é bastante corrido, porém, é essencial res urvar alguns minutos do dia para anotar todos os ganhos e gastos, por menor que sejam. Esse é o ponto principal para se ter melhor controle das suas finanças pessoais. 


Se você tem o hábito de não acompanhar para onde o seu dinheiro vai, facilmente poderá perdê-lo. Veja uma lista de sinais que mostram que você está destruindo as suas finanças e saiba como ter uma gestão financeira para cuidar bem das suas finanças pessoais:


1. O assunto “dinheiro” te deixa estressado


Falar sobre finanças te deixa irritado? Se estressar ou sentir culpa é um dos sinais que mostram que você está destruindo as suas finanças. Se você tivesse uma reserva financeira para suprir despesas extras, não estaria passando por dificuldades financeiras. Esse é um problema que atinge mais de 2.000 pessoas e para resolver o problema, especialista indicam entender qual é o fato que faz com que você fique estressado ao falar em dinheiro. 


Por exemplo, o seu problema pode ser a falta de dinheiro para lazer ou o medo de não ter um fundo de emergência. Assim que identificar o que te deixa mal, concentre-se nesse problema. 


2. Você não investe na aposentadoria


Se você não prioriza o seu futuro, sugerimos que comece o quanto antes. Dessa forma você irá usufruir mais dos juros compostos e recomendamos que você guarde, ao menos, 15% dos seus ganhos. 


3. As dívidas do cartão de crédito nunca acabam


Com certeza você já deve saber que as dívidas do cartão de crédito são as piores que você pode ter, certo? Então, considere que quanto mais tempo você ficar com elas, pior será a sua situação financeira. O ideal é negociar a quitação dessas dívidas e focar mais no pagamento à vista, pelo menos o máximo possível. Saiba que você terá descontos maiores e o melhor, não ficará devendo nada. Para isso, você vai precisar aprender a guardar parte da sua renda em uma poupança.


4. Não sobra nada do seu salário


Se você consegue ter dinheiro na sua conta apenas no momento em que ele é transferido, você precisa se atentar mais aos gastos e cortar as despesas desnecessárias. É fundamental ter uma quantia guardada para sanar possíveis problemas financeiros.


Caso não tenha como cortar qualquer despesa, considere incluir um trabalho extra para ajudar nas despesas da casa. Atualmente existem diversas possibilidades de trabalho freelancer. Outra forma de contribuir para que a sua conta não fique no vermelho, é considerar se mudar para uma casa menor e reduzir despesas, trocar o veículo por um que consome menos combustível ou que seja de menor valor. Considere que essas situações serão momentâneas, pelo menos até você ter melhor equilíbrio financeiro.


5. Você não possui orçamento


Se você não segue um orçamento, também não tem controle financeiro. Ao focar em um orçamento, você terá facilidade de analisar para onde o seu dinheiro vai e quais os gastos pode cortar. Como já mencionamos aqui, é essencial que você tenha controle das despesas e também dos ganhos. Dessa forma poderá ajustar as suas despesas e conseguir ficar com a conta “azul”.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site Empréstimo.org.

Sair da versão mobile