Ícone do site AA40

Você abriria mão de parte de seu salário por flexibilidade no trabalho?

Você já se perguntou se você realmente pararia de trabalhar e entraria em modo “aposentado” se pudesse trabalhar apenas alguns dias da semana ou algumas semanas por mês?

Não se pode negar que um trabalho é algo importante na vida da grande maioria, basta sintonizar em qualquer noticiário (exemplo) e você verá as longas filas de pessoas em busca de um simples emprego nos dias de crise que vivemos hoje – o que, para nós FIREes, pode ser é um pouco contraditório, uma vez que almejamos justamente nos livrar da obrigação de trabalhar para sobreviver.

Um estudo relativamente recente da Fidelity com Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) nos EUA, mostrou que, ao serem perguntados o que é mais importante para você: Benefícios financeiros ou melhor qualidade de vida no trabalho – 58% escolheram o último. Ou seja, mais da metade dos mesmos avaliam mais importantes ao escolher um novo emprego o balanço entre a qualidade de vida no trabalho e entre o tempo no trabalho e fora dele do que o salário propriamente pago pelo cargo.

Além disso, na média, os jovens de lá estão dispostos a deixarem de ganhar $7,600 ao ano (ou mais de 600 dólares ao mês) em troca de uma maior qualidade e mais tempo fora do trabalho.

Se você alguma vez teve uma posição que teve que enfrentar: jornadas de trabalho de 12 horas, um chefe autoritário, microgerenciamento, colegas pretensiosos e arrogantes, sobrecarga de responsabilidades e cobranças, dentre outras, você provavelmente já sabe que o dinheiro dificilmente é tudo em um emprego. 

Quando você reflete sobre isto, um valor X a menos no contracheque não parece ser um número tão significativo quando você considera que esta substituindo o valor monetário por: horários flexíveis, propriedade do seu trabalho, uma certa autonomia, uma política de férias estendida negociada, a opção de trabalhar remotamente 1 ou 2 dias por semana.

 Caso esteja preso em um trabalho como descrito anteriormente, qual seria este valor X mensal que você estaria disposto a deixar de ganhar para ter estes benefícios listados no último parágrafo?

Não deixe de comentar abaixo para elaborar sua resposta da enquete. Por exemplo, gostaríamos de saber de você se lhe fosse dada a opção de trabalhar apenas 2 semanas por mês, você ainda assim buscaria parar de trabalhar ao atingir FIRE?


Sair da versão mobile