Ícone do site AA40

Ricos: Por que são estigmatizados se a maioria quer ser como eles?

Diferença entre pobre e rico?

(Publicado em 06/09/2018)

Desde crianças, queremos o que os outros têm. Alguém tem um pedaço maior de bolo, mais brinquedos, algo mais brilhante. Quando criança, um adulto intervém para “tornar as coisas justas” ou força os outros a compartilhar. Quando adulto, essa força não existe de imediato – daí a pressão de alguns para que o governo intervenha e redistribua a riqueza  – a sociedade é composta de bebês chorões sem um adulto para impor controle!

As pessoas idolatram os ricos e querem seu estilo de vida; elas porém não querem que seja alguém que elas conhecem. Isso faz com que seja real demais. As pessoas gostam de ficar de olho em casas de celebridades, grandes iates, super carros e roupas caras.

Ricos famosos como cantores e atores não sofrem estigmas porém um rico feito com seu trabalho normal vivendo a poucos quilômetros de distância na mesma cidade sua? A ideia de que eles possam ter crescido no mesmo bairro, ter frequentado a mesma escola, ter tido acesso a mesma universidade e construído a riqueza “tijolo por tijolo” é demais para suportar. “Eles devem ter tido sorte, ou roubado”. “Todos os donos de empresas exploram seus clientes e seus empregados”. “Banqueiros são gangsteres exploradores de quem precisa de dinheiro emprestado”.

[11 sinais que você será rico um dia, mesmo que isso não pareça agora]

É aquela velha ideia comunista do “1% tem mais riqueza do que os 99% restantes” então vamos destruir o 1%, nivelar por baixo, ao invés de focar nos 99% onde o problema está.

PS: Saiba que nestas eleições existem muitos candidatos e partidos contra você que quer viver de renda, chamados de ricos rentistas por eles. Eles querem acabar com isto por que se você tem dinheiro para emprestar para o governo (Tesouro Direto) você é como um banqueiro,  rico, que explora as pessoas e receber juros para emprestar seu dinheiro é um pecado aos olhos deles.

Muitas pessoas escolhem trabalhar duro, arriscar em um negócio próprio seja ele uma loja ou criando um banco e eventualmente elas tem sucesso e se tornam “ricas”, ao menos na percepção das pessoas ao seu redor.
Outros tantos (maioria) escolhem não se dar ao trabalho nem ao risco de tentar fazer algo novo ou trabalhar/poupar/investir duro para buscar a riqueza, mas simplesmente escolhem trabalhar 8 horas por dia para os primeiros, os que tiveram a audácia de arriscar e fazer algo diferente.
Talvez seja esse o principal motivo dos “pobres” estigmatizarem tanto os “ricos” – simples inveja de não ter tido a coragem e esforço necessários, e isto dói; reconhecer isso seria reconhecer nossas falhas.

Há outro fator ainda mais importante. O como os ricos e os pobres gerenciam seu dinheiro. Existem muitos ricos que continuam com seu carro velho, roupas normais, casa modesta e estão com o bolso cheio (Buffett um exemplo clássico). Investem muito bem, fazem com que seu dinheiro trabalhe 24 horas para gerar mais dinheiro.
Já o pobre, em maioria, ao ter dinheiro sobrando ou ao ganhar um aumento, corre para o shopping comprar roupas de marca, trocam de carro, mudam para bairros mais caros, alguns ostentam e, muitos vivem uma vida acima das possibilidades; depois ainda se perguntam por que são pobres e colocam a culpa na sociedade.

Logicamente, como não temos nenhuma formação escolar quanto ao gerenciamento do dinheiro e patrimônio, olhamos para os exemplos na sociedade, dentro da família e, frequentemente, a imagem abaixo é oque se vê na prática:

Fonte: desconhecido, internet


[Ter Riqueza x Ser Rico ]

Gostaria de ouvir a opinião dos leitores sobre as seguintes perguntas:


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

Sair da versão mobile