Ícone do site AA40

Os 7 primeiros passos para se aposentar aos 40 anos


Nível: Iniciante. Tempo de Leitura: 4 min

Se a imagem que lhe vem a cabeça quando falamos em aposentadoria é de você velhinho, de bengala, dando pão aos pombos na praça esperando a morte chegar pode ir revendo este conceito.

É cada vez mais comum dentre os millenials (nascidos de 1980 para cá) a ideia de antecipar a aposentadoria no sentido de poder parar de trabalhar no seu emprego e trabalhar nos seus projetos, em coisas que lhe satisfaçam pessoalmente, dando elas dinheiro ou não.

Para isto ser possível é preciso atingir a INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA (IF), ou seja, o ponto em que a renda de seus investimentos seja capaz de sustentar todos seus gastos.

Os sete principais passos para quem tem a meta de se aposentar aos 40:

  1. Comece o mais cedo possível: Você provavelmente ouviu aquela veja máxima “Deus ajuda quem cedo madruga”? – neste caso os juros compostos. Quanto mais cedo você estabelecer seu plano, com objetivos claros e numéricos e aprender a investir bem, mais fácil e rápido será de atingir FIRE. Faça um orçamento mensal, pesquise sobre investimentos e controle do dinheiro e invista o máximo possível hoje !

  2. Mantenha-se longe das dívidas: Uma das principais regras para atingir a IF é evitar qualquer dívida. Contrair dívidas é sabotar o seu plano, comprometendo sua capacidade de poupar e investir, além de aumentar as horas de trabalho necessárias para pagar a dívida e por conseguinte, os juros (sejam eles embutidos ou anunciados). Ah mais os juros são baixos: Não importa, um empréstimo é dinheiro dos outros trabalhando para eles as suas custas !

  3. Cresça seu capital via juros compostos: Não adianta apenas poupar. Investir bem é tão importante quanto. Os juros compostos tem um poder incrível de transformar um montante pequeno em uma grande quantidade num prazo mais longo. A renda fixa no Brasil é a melhor do mundo em termos de juros. Em nenhum outro país do mundo seu dinheiro vai crescer tão rapidamente com relativamente baixo risco quanto aqui. Tire proveito disso !

  4. Cuidado com os impostos: Ao investir, sempre compare investimentos tributados, em que o imposto de renda é pago (22,5% , 17,5% ou 15% conforme o tempo investido) com aqueles isentos de imposto de renda como LCA, LCI, Debêntures e outros. Geralmente um CDB tem que pagar bem acima de 100% do CDI para equivaler a uma LCI de 90% do CDI por exemplo visto da isenção de IR. Compare aqui qual é o melhor em cada caso.

  5. Cuidado ao financiar um imóvel ou carro: Nos dias atuais é raro que um financiamento de um imóvel seja mais vantajoso que alugar basicamente por que o seu dinheiro investido vai lhe gerar renda, enquanto um imóvel vai gerar despesas e o retorno na venda do imóvel é incerto. Na internet existem diversas calculadoras que podem lhe ajudar a decidir (veja aqui). Pense que ao financiar um imóvel você estará imobilizando dinheiro e contraindo uma dívida de longo prazo (20 ou até 30 anos). Quando terminará de pagar o imóvel ele já estará depreciado e provavelmente você tenha pago quase o preço de outro imóvel só em juros no período. Pense bem e calcule antes de entrar no “pesadelo da casa própria” muitas vezes vendido como um sonho, o que nem sempre é o caso. Quando ao carro, hoje você pode assinar um carro e pagar mensalmente e pagará bem menos que comprar novo, veja.

  6. Invista para o longo prazo: Salvo se você possua muita experiência no mercado financeiro, evite negociar ações diretamente. Coisas como day trade, opções, swing trade, forex e ultimamente Bitcoins e coins em geral devem ser feitos por profissionais que entendam os riscos e mesmo eles acabam perdendo dinheiro no mercado, hoje dominado por algoritmos de alta frequência que em segundos executam milhares de operações. É muito difícil sair vencedor no longo prazo fazendo estes tipos de operações. Foque em investimentos de longo prazo, fundos de baixo custo de administração, ações boas para comprar e esquecer, ETFs e principalmente instrumentos de renda fixa que te protejam da inflação. Criar uma carteira balanceada que minimiza os riscos e potencializa os lucros no longo prazo – Pesquise sobre Warren Buffet e  Luiz Barsi e analise como eles investem antes de pensar em viver de trade.

  7. Corte custos supérfluos: Otimize seu fluxo de caixa. Faça do investimento uma obrigação no final do mês como se fosse uma conta a pagar. Não invista apenas o que e se sobrar pois isso não é priorizar. Lembre-se que se atingir a IF for sua prioridade, deve priorizar os investimentos que lhe gerarão caixa e não os gastos que lhe levaram para longe dos lucros.   Os planejadores financeiros por aí falam em guardar 10% a 20% do seu salario líquido. Para atingir a IF aos 40 anos começando aos 25, precisará guardar mais de 50%. É fazer um esforço grande por um período relativamente curto para ter a liberdade para o resto da vida, inclusive a liberdade de poder continuar trabalhando ou não ! A escolha é sua !

E você caro leitor, cite abaixo nos comentários quais dentre as 7 você exercita regularmente?

Sair da versão mobile