Muitos de vocês provavelmente já devem ter lido ou ouvido a expressão americana “Keeping up with the Joneses”.
A expressão “Keeping up with the Joneses” significa, em português, tentar acompanhar o estilo de vida dos vizinhos ou das pessoas próximas, especialmente em termos de bens materiais e status social. É uma forma de dizer que alguém está preocupado em manter as aparências e viver de acordo com o que ele percebe ser o padrão esperado.
A origem da expressão vem de uma tirinha cômica americana criada em 1913 chamada “Keeping Up with the Joneses”. A tirinha mostrava a família McGinis constantemente tentando acompanhar o ritmo dos vizinhos ricos, os Joneses, mesmo que isso significasse se endividar ou fazer sacrifícios pessoais.
Se você vive em um bairro caro, por exemplo, todos naquele bairro tentarão viver no mesmo padrão, podendo ou não fazer isso, do ponto de vista de suas finanças pessoais. Para resumir, “Keeping up with the Joneses” significa manter as aparências e isto acontece em todo lado em todas as classes sociais
Haven't you, @apeichl, had a keeping-up-with-the-Joneses theory of perceived #inequality due to social media consumption? Here is a meme for your first slide. pic.twitter.com/Du37idMI9L
— Johannes Becker (@YohannesBecker) June 15, 2018
“Keeping up with the Joneses” é uma armadilha tanto psicológica quanto financeira que pode levar a ruína e a depressão. É importante concentrar-se em seus próprios objetivos e valores, em vez de tentar imitar os outros. Viver de acordo com suas próprias possibilidades e buscar a felicidade genuína, são metas muito mais saudáveis do que tentar impressionar os vizinhos e pessoas que você talvez nem goste ou signifiquem algo para você.
Na família
A primeira vista você pode pensar que não acontece com você, mas acontece sim, acredite. Sua família é um dos seus principais “Joneses”. Você deve ter aquela tia/tio que repara em tudo em sua casa e quando você os visita sempre eles tem mais e melhores móveis, automóvel, casa, etc, mesmo você sabendo que eles nem sempre tem condições de ter.
Nas Redes Sociais
Já virou moda postar as fotos mais bonitas, felizes e dos lugares mais incríveis nas redes sociais e muito disso é só para parecer que você é algo que não é. Quem é feliz como aparenta no Instagram?
Isso faz você erroneamente imaginar o que há de errado com sua vida. Ele coloca em sua cabeça uma série de pensamentos e sentimentos que refletem a diferença e indiretamente, inveja. Qual é a sua resposta natural? Para fazer o que eles estão fazendo. É assim que a mídia social desenhou uma cultura de competição.
Ostentação
Parece que está na moda a tal da ostentação. Mostrar que você tem acesso ao que os outros não tem. Uma versão totalmente editada de uma vida que não te pertence.
A receita: Aceitar sua realidade, ignorar os outros e ser feliz com o que você tem
Em vez de se concentrar na imagem e no estilo de vida que as pessoas tentam projetar nas mídias sociais, você precisa ser firme e centrado em seus próprios objetivos. Isso é, viver sem dívidas, dentro de suas possibilidades e construindo um patrimônio. Ao mesmo tempo, aproveitar a vida com moderação.
Quando foi a última vez que você viu seus amigos de mídia social se vangloriando de pagar seu empréstimo em dia? De não terem dívidas? de comprar em promoção?
Com muita certeza as chances são de que você não tenha visto muito porque vivemos em uma cultura onde a aquisição de coisas é celebrada e elogiada. Por isso mesmo poucos da blogosfera se sentem a vontade para falar disso fora dela, não é mesmo?
Então enquanto outros persistem ou fingem ser “os Joneses”, nós estaremos vivendo sem dívidas e poupando para nos juntarmos ao pequeno e de certa forma impopular grupo de pessoas no mundo que valorizam a liberdade que o dinheiro pode proporcionar – a comunidade FIRE !
Se você pensa assim, seja bem-vindo a ela e ignore “os Joneses” !