Você percebeu o quanto mudamos a partir do momento que nos formamos (se este for seu caso) e conseguimos o primeiro emprego? De repente passamos do “Preciso me formar e encontrar um bom emprego” para o “Quando me aposentar, o que vou fazer? De quanto vou precisar? ”
Não é impressionante como o nosso mindset muda das preocupações com o presente para preocupações no futuro que podem estar décadas adiante?
Tão interessante quando pensar nisso é o fato de que focamos tanto em algo não tangível quanto o futuro e muitas vezes esquecemos de viver o presente.
FIRE é um claro exemplo de foco no futuro e é praticamente uma gratificação adiada como é conhecido na psicologia o fato de se sacrificar no presente em prol de algo teoricamente melhor no futuro.
Certamente não falaremos mal de FIRE neste blog mas gostaríamos de alertar sobre a importância de não adiar todos os seus sonhos e metas ou mesmo adiar a felicidade para décadas no futuro, pois, infelizmente este futuro pode não chegar – lembrando aqui saudosamente do nosso colega ViverDeConstrução.
Li em vários veículos de comunicação durante a semana sobre a pesquisa da Lancet sobre o crescimento das taxas de câncer na geração chamada Millennials (nunca foi tão alta). A obesidade e a falta de tempo para cuidar do corpo aliada a má alimentação são os principais fatores que levaram a um aumento de mais de 4 vezes das taxas de câncer da geração do milênio quando comparada com os chamados baby boomers (nascidos entre 1946-1964). [Leia sobre o susto que a SS passou esta semana]
Ao contrário do que muitos no meio científico e no meio financeiro falam, estamos vivendo menos quando pegamos na amostra apenas as gerações mais recentes.
Adicionalmente, se considerarmos não só a questão dos problemas de saúde e enfermidades crônicas como câncer mas também todos os fatores do meio em que vivemos como a violência, os acidentes de trânsito, catástrofes naturais, as oito maiores causas de morte no Brasil e/ou as 10 principais causas de morte no mundo, pode-se pensar que é praticamente um milagre estarmos vivos e com boa saúde.
Eu sei, eu sei, este post está um tanto quando mórbido, mas isto é apenas para alertar você caro leitor da importância de não adiar totalmente seus sonhos e metas. Programe-se e viva enquanto busca FIRE e tem saúde. Se você gosta de viajar por exemplo, não espere se aposentar, planeje-se e faça isso todo o ano, nem que a primeira seja para a cidade vizinha.
Por outro lado, não se pode esquecer de que podemos e é bem provável que viveremos uma vida longa e sem doenças e por isso mesmo não podemos deixar de nos preparar para o futuro e garantir que tenhamos condições de bem viver quando não pudermos mais trabalhar.
Sabe aquela pergunta que todos se fazem em algum momento: Poupar para o futuro ou aproveitar o presente? A resposta é Poupar para o futuro E aproveitar o presente ! (Difícil? Comente abaixo)
Gaste dinheiro com as coisas que você mais valoriza e aproveite cada dia como se fosse o último.
Diverta-se. Saia de férias e curta. Aproveite sua família e amigos. Enquanto isso, poupe e invista como se você fosse viver até aos 90, porque as chances são grandes que você realmente irá !
Geralmente as pessoas no final da vida tem só dois arrependimentos: Não ter aproveitado a vida e não ter poupado o suficiente para aproveitar os anos dourados – tenha certeza que você está fazendo os dois !